Geral

Anvisa prorroga dispensa da declaração de saúde para entrada no Brasil

Circuito MS

19:04 26/02/2022

Documento é exigido para quem tenta entrar no Brasil, mas sistema de emissão apresenta oscilações

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou neste sábado (26) a prorrogação do período de dispensa de apresentação da Declaração de Saúde do Viajante (DSV), exigido a quem entra pelos portos e aeroportos do país.

De acordo com a agência, a medida ocorre por necessidades técnicas, pois há ocorrência de oscilação na disponibilidade de acesso ao sistema do formulário eletrônico da DSV, documento obrigatório para embarque internacional de viajantes com destino ao Brasil.

A fim de evitar transtornos para viajantes e empresas aéreas, como decorrência da instabilidade do sistema e da necessidade de ajustes técnicos, a Agência comunicou que os viajantes com destino ao Brasil que não tivessem conseguido realizar o preenchimento da Declaração (DSV) estariam dispensados até hoje de apresentar, no momento do embarque internacional, o respectivo comprovante de preenchimento.

No entanto, diante da necessidade de ajustes técnicos por parte da área de tecnologia da informação da Anvisa, foi ampliado o período de dispensa da apresentação da DSV até às 22h59 do dia 02 de março, horário de MS.

As companhias aéreas já foram comunicadas da ampliação da contingência.

A Anvisa ressaltou que a dispensa excepcional e temporária da DSV não isenta os viajantes de cumprirem as demais normas sanitárias brasileiras vigentes para ingresso no país.

Via Enfoque MS

Comente esta notícia