Geral

Procon recebeu 134 reclamações e 14 denúncias em janeiro deste ano

Circuito MS

17:41 31/01/2022

Dados são 18% maiores se comparados ao mesmo mês do ano passado, afirma órgão

Procon recebeu 18% mais reclamações em janeiro em comparação com o ano passado. Dados levantados pelo Correio do Estado, mostram que apenas na Capital houve acréscimo de reclamações durante período menos movimentado na cidade.

Só em Campo Grande foram 134 reclamações e 14 denúncias no mês. O primeiro mês do ano foi marcado por reclamações de preço cobrados indevidamente ou de forma abusiva e falha em atender uma demanda, podendo ser o término de uma cobrança ou prestação de um serviço, ausência de resposta e excesso de prazo.

Outros três pontos não foram cumpridos de forma como manda o código de defesa do Consumidor: serviço não fornecido, seja entrega, instalação ou não cumprimento da oferta ou contrato; dúvida sobre cobrança/valor/reajuste/contrato/orçamento e Vício de qualidade neste caso as reclamações referem-se a serviços mal executados, inadequados ou impróprios.

Em relação ao trabalho realizado, o Superintendente do Procon, Marcelo Salomão, reafirma a necessidade dos cidadãos continuarem formalizando denúncias para pode haver punição aos maus  fornecedores. “Nossa vigilância é permanente. Entretanto é necessário que os consumidores fiquem atentos e  denunciem eventuais irregularidades”.

Em janeiro, o órgão fez fiscalizações em supermercados, atuou em postos de gasolina, vigiando preços logo após o anúncio da mudança dos valores praticados pela Petrobras nas refinarias, impedindo que os revendedores não praticassem valores novos com gasolina velha, além de atuar na cobrança de esclarecimentos de companhias aéreas, concessiona´rias de energias e pesquisa de preços de testes de covid, entre outros.

Conforme Marcelo Salomão, “o número está dessa forma por se tratar de janeiro, mês seguinte ao maior período de compras do ano, o Natal, e também porque o consumidor está denunciando mais e buscando mais o sistema estadual de defesa do consumidor, isso enriquece nossos dados e nosso trabalho também”, declarou .

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia