Geral

Saúde realiza o segundo Dia ‘D’ de vacinação infantil em MS

Circuito MS

7:00 21/02/2022

A campanha “Estudante Inteligente Confia na Ciência – Vacine-se!” contará com 82 pontos de vacinação em todo o Estado

As Secretarias de Saúde (SES) e de Educação (SED) realizam o segundo Dia “D” de vacinação infantil para crianças de 5 a 11 anos das redes pública e privada de ensino com a campanha “Estudante Inteligente Confia na Ciência – Vacine-se!”, nesta segunda-feira (21). Na primeira edição da campanha, cerca de 20 mil crianças foram imunizadas.

Com locais de vacinação em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, a campanha contará com 82 postos situados em unidades escolares da Rede Estadual de Ensino. Campo Grande contará com três locais de vacinação, EE Joaquim Murtinho (centro), EE Lino Vilachá (Nova Lima) e EE Waldemir de Barros (Moreninha); em Ponta Porã com 2 postos EE Joaquim Murtinho (centro) e EE Nova Itamarati (Assentamento Itamarati). Os demais municípios do Estado terão um ponto focal em cada cidade, conforme tabela das unidades escolares que receberão o dia D de Vacinação.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, esta é a oportunidade para os pais ou responsáveis que ainda não vacinaram as crianças de 5 a 11 anos possam levá-las para um ambiente seguro e longe de contaminações. “Nós tivemos uma resposta positiva na primeira campanha de vacinação infantil, somente no último Dia D que ocorreu em 11 de fevereiro em parceria com as secretarias municipais de Educação e Saúde, vacinamos 7.855 crianças em um único dia – um recorde até o momento. Agora, com esta segunda edição, queremos ultrapassar este índice de vacinação, mas para isso, contamos com a participação dos pais e responsáveis em uma disputa saudável com objetivo de proteger o que temos de mais precioso que são as nossas crianças”.

A secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, destacou a importância e a abrangência do dia D. “No dia 21 de fevereiro teremos a culminância da imunização nos nossos estudantes, não só da rede estadual, mas também das redes municipais e escolas privadas. Teremos, nos municípios, escolas selecionadas como pontos de vacinação. Este é o momento de confiarmos na ciência e buscarmos a vacinação. Contamos com o apoio de toda família sul-mato-grossense para um retorno seguro do ano letivo de 2022”.

Coordenador da campanha, o assessor militar na SES, Coronel Marcello Fraiha, destaca que a vacinação infantil tem um papel fundamental para a sociedade, uma vez, que esclarece aos pais ou responsáveis, todas as dúvidas em relação a vacinação. “Ressaltamos que todas as vacinas são seguras, os pais ou responsáveis não precisam ficar com receio de vacinarem as crianças. Por recomendação da SES e do Ministério da Saúde, a vacinação do público de 5 a 11 anos, ocorre em locais distintos – separados dos demais públicos – definidos pelos municípios, são locais seguros para que as crianças possam receber as doses de vacina”.

Vacinação Infantil

Mato Grosso do Sul recebeu a primeira remessa de vacina pediátrica da Pfizer no dia 14 de janeiro com 18.300 doses para vacinar crianças de 5 a 11 anos. No mesmo dia as doses foram distribuídas aos 79 municípios que iniciaram a imunização de crianças em 15 de janeiro de 2022. No dia 22 de janeiro, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde, com aval do Ministério da Saúde, autorizou a vacinação em crianças a partir de 6 anos com a Coronavac.

A Campanha Estadual de Imunização Infantil Contra a Covid-19 acontece desde o dia 15 de janeiro de 2022. Em Mato Grosso do Sul já foram vacinadas 93.453 crianças de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidades e indígenas, com a primeira dose com os imunizantes Pfizer pediátrica ou CoronaVac, o que corresponde a 31,04% da estimativa do público existente no Estado de 301.026 mil crianças.

Via Enfoque MS

Comente esta notícia