Grandezas da Literatura Sul-Mato-Grossense – Prefácio
17:20 05/04/2018
Após fecunda produção literária, evidenciada por contribuições de fôlego , como “Moral da Idade Média no Terceiro Milênio”, “Dante Vive”, “Coronel Adib: a História”, além de vários livros de poemas, Guimarães Rocha nos brinda, agora, com uma obra que, além de explorar, com habilidade, os caminhos opulentos e complexos da criação literária, com incontestável erudição, ainda nos comove e enche de orgulho nossa alma, por assegurar que também aqui, nestas paragens do Oeste Brasileiro, muitos se dedicaram, com talento e sabedoria, ao cultivo da arte imortal de Virgílio, Camões e Machado de Assis.
Na verdade, seu estudo “Moral da Idade Média no Terceiro Milênio”, tendo como fi gura central o poeta italiano Dante Alighieri, um dos mais notáveis gênios da humanidade, revela não só conhecimentos profundos de História, Filosofi a, Religião e Teologia, mas também a rara capacidade de bem interpretar os fatos, defi nindo-lhes as exatas dimensões.
Nas sendas dessa gloriosa militância no campo das letras, em nosso meio, Guimarães Rocha foi realmente muito feliz, ao traçar o perfi l dos escritores, poetas, ensaístas e historiado Com efeito, a análise das obras de autores literários não pode se limitar à narração de episódios de suas vidas, tão somente, mas deve se preocupar com a interpretação da mensagem contida nos textos, de tal modo que fique bem patente a lição do grande romancista norte-americano Ernest Hemingway: “Mais do que intérpretes, os escritores são testemunhas de sua época”.
Exemplo desse labor artesanal é a obra do ensaísta francês HENRI TROYAT, Prêmio Goncourt, ao investigar e traduzir, com notável acuidade, a vida e a ficção do majestoso Dostoievski, desvendando-lhes aspectos e situações até então não percutidos, na galeria de seus tipos humanos.
Graças a essa acuidade, nosso brilhante crítico literário José Veríssimo, fazendo uso de um periscópio honesto e escrupuloso , vislumbrou, pela vez primeira, em nossa história literária, o gênio de Machado de Assis, hoje um nome mundialmente consagrado, abrindo o capítulo das glórias do primoroso criador de Capitu.
Guimarães Rocha usa, com sabedoria, esse periscópio, no mar, “o belo mar de nossas letras”, como diria o poeta Vicente da Carvalho, ao analisar a vida e as obras de nossos autores, não se restringindo a fatos de suas existências, mas indo muito além da crítica apologética e das louvaminhas levianas, para aqui usar expressões de Mário de Andrade, refletindo, com cuidado e imparcialidade, sobre as produções lidas.
Esta obra admirável, que nos enche de orgulho, “Grandezas da Literatura Sul-Mato-Grossense”, merece a maior divulgação, para que todos saibam que também aqui, nestas históricas paragens do Oeste Nacional, muitos se dedicaram, com amor, talento e trabalho, ao cultivo da arte imortal de Virgílio, Camões e Machado de Assis, como dissemos, mas nas pegadas dos bandeirantes.
Nos estudos que elabora, com elogiável distinção, Guimarães Rocha mergulha na produção literária de grandes valores do passado, como Ulisses Serra, Antônio Lopes Lins, Demosthenes Martins, Elpídio Reis, José Barbosa Rodrigues, Luiz Alexandre de Oliveira, Oliva Enciso, Otávio Gonçalves Gomes, Paulo Coelho Machado, Germano Barros de Souza, Frei Gregório de Protásio Alves, além de outros, e, após esse fecundo trabalho, focaliza os autores atuais do panorama literário de Mato Grosso do Sul.
A obra de Guimarães Rocha, ora editada, traduz todo o amor do autor a esta terra maravilhosa, recanto de amplo acolhimento a todos os povos, numa missão evangélica de paz e solidariedade humana. Com apreciável poder de síntese, Guimarães Rocha nos oferece uma visão penetrante e original das produções de nossos escritores, poetas e historiadores, que tiveram a sensibilidade e o talento para compreenderem a nossa paisagem, a nossa gente e o nosso destino.
Os leitores terão a oportunidade de sentir que este novo livro de Guimarães Rocha enriquece sobremodo os já opulentos campos de nossas letras, numa floração segura, responsável e sincera, na apreciação dos valores que realmente a fermentam, ao longo dos tempos.
Ao final, importante é salientar que esta obra de Guimarães Rocha, pela sua encarnadura cultural, deve incontestavelmente, ser incluída no rol das grandezas da Literatura Sul-Mato-Groseense.
Comente esta notícia
compartilhar