Política

Prestes a ser fechada, janela partidária agita a classe política do Estado

Circuito MS

7:50 07/04/2018

[Via Campo Grande News]

A poucas horas do fechamento da janela partidária –que permite aos parlamentares trocarem de partido sem o risco de perderem os mandatos– e do término do prazo para que pretensos candidatos nas eleições deste ano se filiem a partidos, as agremiações em Mato Grosso do Sul registram grande movimentação. As adesões “de última hora” foram anunciadas por diversos partidos, alguns deles reservando para as últimas horas de 7 de abril, exatos seis meses antes das eleições, a confirmação de reforços.

Um balanço final sobre o resultado do prazo de filiações e do vai-e-vem partidário só deve ser consolidado na próxima semana. Mesmo assim, os efeitos da janela já são visíveis em Mato Grosso do Sul: se antes do período de 30 dias para trocas de partidos a expectativa era de poucas mudanças, o que se viu na verdade foi uma movimentação intensa que contou, inclusive, com o esvaziamento de alguns partidos.

Um dos primeiros lances envolveu a filiação do deputado estadual George Takimoto no MDB, visando uma eventual candidatura a deputado federal. Embora ele afirme que saiu sem mágoas no PDT, era alvo de setores da direção do partido por conta de sua posição em temas sensíveis à legenda –como o apoio à reforma da Previdência estadual. Takimoto era o único pedetista na Assembleia de Mato Grosso do Sul, onde outra bancada foi extinta em questão de horas.

Comente esta notícia