Aos 60 anos, dona Doracy transformou rotatória com matagal em jardim
12:50 15/09/2017
[Via Campo Grande News]
Ela mora na região desde 1999, e desde lá sabe o que é conviver com o espaços públicos largados à sorte da própria população. Mas foi no ano passado, quando ela se deparou com uma fase ruim da vida, que veio a ideia de sair da zona de conforto.
“Transtornos todos nós temos na vida, mas tem gente que prefere lamentar, eu resolvi fazer alguma coisa de útil pra sociedade, e acabei arrumando uma terapia para mim mesma”, conta dona Doracy.
O primeiro passo foi falar com a presidente do bairro, que autorizou a iniciativa da moradora. No outro dia, ela estava na rotatória com a enxada na mão, dando fim ao matagal. Foram dois meses para conseguir deixar o espaço limpo, preservando apenas as árvores que já existiam lá, como um pé de guavira e duas primaveras.
O próximo passo foi plantar as mudinhas, que a própria dona Doracy arruma e cuida. No quintal da casa dela, há um estoque, e todas estão esperando o tempo certo para irem para o novo destino, a rotatória.
Para dar conta de molhar as plantas todos os dias, ela armazena a água que lava roupa e também recebe a ajuda comerciantes da região, que sempre arrumam uns galões d’água.
E assim é a rotina da funcionária pública. Todos os dias, geralmente na parte da tarde, ela e o neto Isac caminham até a rotatória, que fica a uma quadra da casa dela, e com muita calma e carinho, despejam a água em cada planta que já novos ares na região.
Ao todo, dona Doracy já plantou 14 árvores no local e mais 13 no campinho de futebol, que fica ao lado.
De pouquinho em pouquinho, dona Doracy faz a parte dela para um mundo melhor e também para si. “A natureza grita socorro, e é a gente quem tem que cuidar”, chama a atenção.
Comente esta notícia
compartilhar