Foto do “inferno” em Miranda é real, mas e a temperatura de 51ºC?
9:50 19/12/2018
[Via Campo Grande News]
Quem andou pelo centro de Miranda na tarde de ontem (18) se deparou com termômetro localizado na Avenida Afonso Pena, no Centro da cidade, marcando 51ºC. A temperatura alta que nunca foi registrada no município chamou a atenção dos moradores. Uma foto do equipamento do Sicred que circula da internet é verdadeira, mas e a temperatura?
“Impossível. Essa temperatura só no deserto do Saara”, brinca o meteorologista da Uniderp, Natalio Abrahão Filho. Ele explica que realmente o termômetro marcou 51ºC, porém a informação não é verdadeira. A temperatura mais alta registrada na história de MS foi de 43ºC em Corumbá. “Esses sensores não retratam as condições térmicas, pois estão instalados de forma inadequada em lugares que alteram a estrutura de funcionamento”, diz.
Conforme o meteorologista, a maioria dos termômetros urbanos espalhados pelo Estado está instalado diretamente exposto ao sol com altura inadequada, fixado na calçada e com a estrutura pintada de preto. Situações que alteram a temperatura. Tem alguns que são feitos com componentes de plástico, o que piora ainda mais. Situação semelhante foi registrada em Bela Vista. Por lá, o termômetro registrou 40ºC.
Um funcionário do Banco Cooperativo Sicredi, que não quis se identificar, contou que nos últimos dias está fazendo muito calor na cidade, porém é a primeira vez que o termômetro registra temperatura tão alta. “Ontem à tarde os ares-condicionados da agência não estavam dando conta, desligavam sozinhos”, diz.
Segundo seu Natalio, a temperatura registrada em Miranda foi de 37ºC, com sensação térmica de 41ºC. No entanto, as cidades que atingiram o ranking das dez mais quentes do País foram Três Lagoas (38,9ºC) e Porto Murtinho (38,5ºC), segundo levantamento dos valores extremos feito pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Apesar do calorão registrado nos últimos dias, o verão chega às 19h23 de sexta-feira (21) com os dias mais longos e noites mais curtas. “A nova estação vem com muita chuva e calorão em razão da influência do El Niño”, conforme o meteorologista.
O Campo Grande News tentou falar com a assessoria de imprensa do Sicredi sobre o assunto, mas a ligação não foi atendida.
Comente esta notícia
compartilhar