Por R$ 1 bilhão, companhia indonésia recebe 13% das ações da Eldorado
10:20 26/09/2017
[Via Campo Grande News]
A companhia indonésia Paper Excellence tornou-se acionista minoritária da fábrica de celulose Eldorado, localizada em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande. Nessa segunda-feira (26), ela repassou R$ 1,006 bilhão aos donos da planta sul-mato-grossense e recebeu 13% dos ativos.
Espera-se, agora, a decisão dos fundos de pensão Petros (dos funcionários da Petrobras) e Funcef (da Caixa Econômica Federal) para que também tomem uma decisão até meados de outubro sobre as suas participações na empresa brasileira.
Segundo informações do Valor Econômico, a Paper Excellence tem interesse em comprar a fatia de 17% detida conjuntamente pelas fundações e mais 4% de participação da J&F, caso elas optem pelo direito da venda conjunta. Se essa transação se concretizar, 34% do capital da Eldorado passará ao domínio estrangeiro.
Caso os fundos optem em permanecer como acionistas, os indonésios comprarão 17% diretamente das ações que hoje pertencem aos donos da fábrica, elevando sua posição a 30%.
A Paper Excellence, contudo, ainda não herdou os direitos políticos adicionais da Eldorado, o que só acontecerá quando houver a transferência do controle da planta. Com isso, a companhia estrangeira assumirá também as dívidas da produtora de celulose. Por isso, conforme o Valor, as conversas com credores – o maior deles é o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – ainda não foram iniciadas.
O acordo de leniência da J&F com o MPF (Ministério Público Federal) foi fundamental para a realização da transferência das ações, já que o órgão investigador emitiu uma certidão que protege a companhia e o comprador quanto ao pagamento das multas que pesam sobre o grupo.
Segundo o Valor Econômico, a Paper Excellence terá até o início de setembro de 2018 para sacramentar a compra do controle e do capital restante da Eldorado. Para essa etapa do negócio, os indonésios estão em contato com instituições financeiras que vão financiar a operação.
Comente esta notícia
compartilhar