Polícia

Mulher e casal de irmãos foram presos em força-tarefa contra o PCC na Capital

Circuito MS

9:50 07/02/2019

[Via Campo Grande News]

Uma mulher e um casal de irmãos estão entre os alvos dos 48 mandados de prisão preventiva cumpridos na Operação Yin-yang, desencadeada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) na manhã desta quinta-feira (7).

Os três foram levados por equipes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) para exame de corpo de delito no Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) antes de serem encaminhados para presídios.

A mulher presa mora no bairro Lageado e os irmãos – uma mulher de 33 anos e um rapaz de 28 – no Caiobá, ambos bairros da periferia e localizados na região sul e sudoeste de Campo Grande, respectivamente.

Todos os endereços eram alvos de mandados de busca, mas nada foi localizado, segundo policiais que falaram com a reportagem.

Campo Grande News apurou que o Bope também cumpre mandado de prisão no bairro Santa Emília e equipe do 1º Batalhão da PM (Polícia Militar) fez apreensão de cigarros contrabandeados na Vila Fernanda. Os bairros ficam bem próximos, também no sudoeste da cidade.

Cão ferejador utilizado na ação dentro do presídio (Foto: Adilson Domingos)Cão ferejador utilizado na ação dentro do presídio (Foto: Adilson Domingos)

Policiais do Choque deixando a PED (Foto: Adilson Domingos)Policiais do Choque deixando a PED (Foto: Adilson Domingos)

Dourados – Equipe do Batalhão de Choque passou cerca de cinco horas na PED (Penitenciária Estadual de Dourados). Policiais chegaram em ônibus no local e ao deixarem a unidade, não deram informações. Cães farejadores foram usados na ação.

 

A operação – A Yin-yang, contra o PCC (Primeiro Comando da Capital), também tem alvos no Presídio Federal de Mossoró (RN). Até agora, já foram apreendidos cigarros contrabandeados, drogas e armas de fogo.

Os alvos da operação, segundo o Gaeco, exercem várias funções na estrutura da facção, cuidando desde a convocação de novos integrantes dentro e fora dos presídios (os chamados “batismos”), como também são encarregados de crimes de tráfico de droga, roubos e homicídios.
São cumpridos 60 mandados, sendo 48 de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Umuarama (PR) e Mossoró (RN).

Na Capital, os mandados expedidos pela juíza da 4ª Vara Criminal, são cumpridos nas casas dos suspeitos e dentro das penitenciárias Jair Ferreira de Carvalho (o presídio de segurança máxima da Capital), IPCG (Instituto Penal de Campo Grande), Presídio Feminino e Estabelecimento Penal do Regime Semiaberto.

Hoje de manhã, um homem com tornozeleira eletrônica foi preso e levado para a Máxima.
Participam da ação promotores de Justiça, policiais do Gaeco, 125 agentes penitenciários, 80 policiais militares e 4 policiais do grupamento aéreo, encarregados de dar suporte à operação.

Comente esta notícia