Com pneumonia e corpo inchado, menina de 5 anos aguarda transporte há 8 horas
7:20 16/04/2019
[Via Campo Grande News]
Com pneumonia, vômito constante e inchaço pelo corpo, Camille Vitória da Cruz Santos, de 5 anos, aguarda há oito horas a chegada de uma ambulância para levá-la ao Hospital Universitário. A menina chegou à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino na tarde de domingo (14) e conseguiu a vaga às 12h29 desta segunda-feira (15).
Desesperada, Shirlene Regina Pereira da Cruz Inácio conta que o quadro da filha piorou e o médico não libera o transporte por conta própria. O problema é que desde o anúncio da vaga, nenhuma ambulância apareceu na unidade.
“Minha filha está com pneumonia e está com metade do pulmão comprometido, está vomitando e está inchada. Saiu a vaga, mas o médico não libera que a gente leve por conta própria. Minha filha não para de vomitar. Recorri a tudo, fui à ouvidoria, liguei no Samu. Tem que esperar a minha filha morrer?”, pontua.
Sem previsão – A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou apenas que a criança “deve ser transferida nas próximas horas”. A secretaria afirmou que enfrenta um problema de macas retidas no HU, o que “inviabiliza a operacionalização das viaturas”.
Quanto aos critérios para a programação dos transportes, o órgão afirma que depende da disponibilidade de ambulâncias. No entanto, a indicação do quadro clínico é levada em conta e casos graves tem prioridade.
Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.
Comente esta notícia
compartilhar