Educação

Digital, novo sistema de passe agora vai exigir CPF do estudante

Circuito MS

16:35 05/11/2019

[Via Campo Grande News]

A Prefeitura de Campo Grande modernizou o sistema que concede transporte público gratuito para os estudantes da Capital. Agora o sistema é digital, ou seja, economiza viagem até a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) para levar documentos e vai evitar repetição do benefício. Isso porque este ano vai exigir o CPF do estudante.

A mudança só foi possível por meio de implementação de sistema digital com ajuda da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) em parceria com a Agetran. Por enquanto, o cadastro digital (que já está online) ainda não abriu, porque a Agência de Tecnologia está treinando os técnicos que irão aperfeiçoar esse sistema.

Além de inserir o CPF dos pais (e o do estudante, que é novidade), todos os demais documentos serão inseridos nesse cadastro digital, inclusive a foto, que pode ser tirada do próprio celular. Só depois de inserir os dados é que será gerado um protocolo. Feito o cadastro, é só levar o protocolo e os documentos pessoais até a secretaria do local onde se estuda.

O passe do estudante atende todas as redes de ensino, totalizando 46,6 mil beneficiados, e o novo sistema vai representar economia de mais de 150 mil folhas de papel. A emissão dos cartões do passe de estudante permanece com o Consórcio Guaicurus, que administra o transporte coletivo em Campo Grande, para a confecção, após a Agetran validar a inscrição e as informações do estudante que foram encaminhadas pela instituição de ensino.

Novo sistema está online, mas ainda não está disponível para cadastro (Imagem: Reprodução)Novo sistema está online, mas ainda não está disponível para cadastro (Imagem: Reprodução)

“O novo sistema possui muitas vantagens em relação ao antigo formato. Além de mais intuitivo para os gestores, que irão validar os pedidos de emissão dos passes para os estudantes, o aluno agora precisará apenas entrar no sistema para emitir o protocolo de pedido do passe. Este protocolo será gerado após a inserção de suas informações pessoais no sistema. Isso traz economia e garante mais agilidade na emissão”, comentou o prefeito Marquinhos Trad (PSD).

MPMS – A mudança foi exigida pelo MPMS (Ministério Público Estadual) que firmou TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para garantir que a Prefeitura implementasse as mudanças. O Termo foi assinado no dia 20 de novembro de 2018 com a Agetran, Consórcio Guaicurus, Secretarias de Educação do Estado e do Município, Sinepe (Sindicato de Estabelecimento de Ensino de Mato Grosso do Sul) e Conselhos Tutelares.

Comente esta notícia