Economia

Após queda, setor de serviços de MS volta a ter saldo positivo, mas não recupera perdas

Circuito MS

9:19 17/04/2021

Entre as atividades com maior expansão estão a dos transportes, serviços auxiliares e correio

Após registrar queda em janeiro, o setor de serviços de Mato Grosso do Sul apresentou aumento de 0,7% se comparado ao mês de janeiro, conforme os dados divulgados pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mato Grosso do Sul é o último estado no ranking de saldos positivos e empata com o Pará, que também tem 0,7% de ganho.

Apesar do saldo positivo apontado em fevereiro, o setor ainda não conseguiu recuperar as perdas registradas no último ano, devido à pandemia da Covid-19.

Em janeiro, os serviços caíram 5,7% no Estado, com o aumento de fevereiro, a variação acumulada no ano ainda é negativa para o Estado, com – 0,9% de variação do volume de serviços.

Segundo o gerente da pesquisa do IBGE, Rodrigo Lobo, entre as atividades, a expansão de maior importância em fevereiro foi a dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio.

“Os segmentos que vêm se destacando são as empresas que prestam serviço de logística, que já vinha tendo alta expressiva por conta do aumento das exportações de petróleo e do agronegócio e, durante a pandemia, teve uma grande escalada de demanda, devido ao crescimento das vendas no comércio online”, explicou.

NACIONAL 

O volume de serviços prestados no Brasil avançou 3,7% em fevereiro, na comparação com janeiro, sendo a 9ª alta seguida e, com o resultado, o setor superou, pela primeira vez, o nível em que se encontrava antes do início da pandemia de Covid-19, ficando 0,9% acima do patamar de fevereiro de 2020.

No Brasil, os serviços prestados às famílias, que incluem segmentos como restaurantes e hotéis, tiveram a maior alta do mês, mas isso se deve muito ao fato de a base de comparação estar baixa.

Via Correio do Estado

Comente esta notícia