Saúde

Após quatro dias em queda, MS volta a registrar mais de mil internados por dia

Circuito MS

8:04 07/05/2021

Após 42 dias com mais de mil hospitalizados por dia, desde domingo o Estado registrava queda nas internações

Mato Grosso do Sul volta a registrar mais de mil internados nesta quinta-feira (6). Internações se mantinham em menos de mil casos desde o último domingo (2).

Em 20 de março, Mato Grosso do Sul ultrapassou a marca de mil pessoas internadas por dia. Essa média se manteve até o último sábado (1).

A partir de domingo (2), a média de internados por dia ficou abaixo de mil. Porém, nesta quinta, retorna à casa de milhares.

São 1.020 pessoas hospitalizadas, sendo 500 em leitos clínicos (328 público; 172 privado) e 520 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (383 público; 137 privado).

Os dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) desta quinta-feira (6).

A ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Campo Grande está em 89%, Dourados em 96%, Três Lagoas 95% e Corumbá 100%.

Existiam 42 pessoas à espera de um leito na quinta-feira (6) em Mato Grosso do Sul. Se comparado à semanas anteriores, quando fila ultrapassou a casa dos 100, o número é bem menor.

Na Central de Regulação da Capital, aguardam por uma vaga 18 doentes, sendo 15 apenas de Campo Grande.

Já na Central de Regulação de Dourados, 8 pessoas estão na fila à espera de uma vaga em hospital. Na Central de Regulação do Estado (CORE), aguardam 16 doentes.

O Estado contabiliza 5.937 óbitos e 253.600 casos confirmados desde o início da pandemia, sendo 1.151 confirmações e 40 mortes de quarta-feira (5) para ontem (6).

Em um dia, Campo Grande registra 270 novos casos; Dourados 132; Três Lagoas 85; Naviraí 41; Rio Brilhante 73; Corumbá 61; Maracaju 32; Ponta Porã 30; Ivinhema 26; entre outros municípios.

As cidades que apresentaram mortes nas últimas 24 horas são Campo Grande, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Três Lagoas, Anastácio, Anaurilândia, Aquidauana, Bonito e Camapuã.

Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Paranaíba, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sidrolândia, Terenos e Vicentina também entram na lista.

A secretária adjunta de saúde, Christinne Mayomone deseja bênçãos de consolo e resignação às famílias que perderam seus entes queridos para doença.

País já tem 14.930.183 brasileiros infectados e 414.399 óbitos. Em um dia, foram registrados 73.295 diagnósticos positivos e 2.811 mortes.

Recuperados somam em 13.529.572. A taxa de letalidade no Brasil está em 2,8%, conforme os dados são do Ministério da Saúde.

 

 

Sintomas do novo coronavírus

É possível que o cidadão esteja infectado pelo vírus da Covid-19, caso apresente os seguintes sintomas:

  • Febre
  • Tosse seca
  • Perda do olfato
  • Perda do paladar
  • Falta de ar
  • Dificuldade para respirar
  • Dor ou pressão do peito

Orientações

A SES afirma que o isolamento social, o uso de máscara e álcool gel e a higienização das mãos com água e sabão são medidas imprescindíveis para conter a propagação do novo coronavírus.

Pessoas que apresentarem febre, tosse seca ou dor de garganta devem permanecer em isolamento por 14 dias e procurar uma unidade básica de saúde mais próxima.

“A doença tem comportamento diferente de pessoa para pessoa e acometido não apenas idosos, mas também jovens. Procure atendimento médico”, pede Christinne Maymone.

É importante ressaltar que mesmo já imunizado, o paciente demora cerca de um mês para adquirir imunidade contra o vírus, por isso, é aconselhado o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social mesmo após aplicação da vacina.

Via Correio do Estado

Comente esta notícia