Saúde

Sem precisar de agendamento, unidades de saúde da Capital estão com demanda de 35 testes de Covid por dia

Circuito MS

14:03 10/06/2021

Desde o dia 31 de maio, os testes foram alterados para serem realizados por ‘demanda espontânea’ e somente o RT-PCR

As unidades de saúde de Campo Grande têm realizado entre 30 e 35 testes de Covid-19 por dia, depois que o exame passou a ser feito sem agendamento.

Com a desativação do serviço de Drive-thru do Corpo de Bombeiros, em fevereiro, os testes passaram a ser feitos por agendamento no ‘Disk Covid’.

Depois disso, desde o dia 31 de maio, foi alterado para serem realizados por ‘demanda espontânea’ e somente o RT-PCR. O teste rápido foi suspenso devido a baixa eficácia.

No entanto, é preciso seguir alguns critérios, como estar entre o terceiro e oitavo dia de sintomas ou ter contato com caso positivo, sendo avaliado pelo profissional de saúde na unidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o RT-PCR é considerado padrão ouro, com alto índice de confiabilidade.

Já o teste rápido tem baixa eficácia, além de ser recomendado para quem está com mais de dez dias de sintomas, ou seja, praticamente saindo da fase ativa do vírus.

Locais

  • Das 8h às 10h  

UBS Universitário, USF Mata do Jacinto, Estrela Dalva, Zé Pereira, Los Angeles, Botafogo, Iracy Coelho, Clínica da Família Portal Caiobá, Batistão, USF Parque do Sol, UBS 26 de Agosto.

USF Tiradentes, UBS Dona Neta, USF Vila Nasser, Oliveira, Nova Bahia, São Francisco, Aero Itália, Albino Coimbra, Estrela do Sul, Vida Nova, Serradinho, Tarumã. A USF Anhanduí vai atender terça e sexta-feira.

  • Das 13h às 15h30min  

USF Cristo Redentor, Jardim Noroeste, Jardim Azaléia, Vila Fernanda, Moreninha, UBS Aero Rancho, USF Caiçara e Itamaracá.

  • Finais de semana e feriados (7h30min às 16h30min)  

USF Parque do Sol, Nova Lima e Cristo Redentor (sábados das 7h30min às 16h30min).

Via Correio do Estado

Comente esta notícia