Geral

Termelétrica Willian Arjona e UTE Três Lagoas começam a ser fiscalizadas para garantir disponibilidade de energia

Circuito MS

11:53 22/07/2021

A fiscalização feita pela Agepan faz parte da Campanha UTE Despachada Centralizadamente

As Usinas Willian Arjona, em Campo Grande, e a UTE Três Lagoas (antiga Luiz Carlos Prestes), começaram a ser fiscalizadas pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) para garantir disponibilidade de energia.

A vistoria faz parte da Campanha UTE Despachada Centralizadamente, com objetivo de avaliar o desempenho das Usinas Termelétricas, verificar a regularidade técnica e operacional e checar as condições desses empreendimentos, conforme o monitoramento que é realizado regularmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Essa fiscalização é extremamente importante, porque precisamos atestar para a Aneel e para o Operador Nacional do Sistema a disponibilidade de empreendimentos geradores que podem ser acionados se houver necessidade. São usinas que não estão operando permanentemente e que precisam estar aptas a serem ativadas para suprir a demanda”, explica o diretor-presidente da Agepan, Carlos Alberto de Assis.

Essas fiscalizações ganham mais importância em razão das previsões hidrológicas que apontam queda na geração das hidrelétricas e, consequentemente, necessidade de despachar as térmicas para suprir a necessidade do sistema elétrico.

Willian Arjona

A William Arjona foi recentemente autorizada a voltar a operar, depois de quatro anos. No entanto, a usina pertencente à Delta Geração de Energia Investimentos e Participações ainda não foi reinaugurada.

O escopo da fiscalização, compreende aspectos técnicos, como por exemplo, o funcionamento dos equipamentos e o contrato de fornecimento de gás natural.

No dia 7 de julho, a Aneel autorizou o início dos testes, com 177 MW de capacidade.

Na UTE William Arjona, serão verificados as manutenções realizadas durante processo de hibernação da usina; rotinas de testes no período de hibernação e testes pré-operação; equipe de operação e manutenção; avaliação da logística de suprimento de combustível (contrato e disponibilidade).

Manutenções programadas; plano de contingências para ameaças e riscos que possam comprometer a operação plena, entre outras situações técnicas e operacionais.

UTE Três Lagoas

Essa usina pertence à Petrobras, na condição de produtor independente de energia elétrica. O empreendimento tem capacidade instalada de 385 MW e também utiliza o gás natural como combustível.

Na UTE será feita avaliação da situação operacional, disponibilidade e restrições interna da usina; avaliação das indisponibilidades das unidades geradoras; avaliação das paradas para manutenções programadas e plano de manutenção para o segundo semestre deste ano; avaliação de suprimento de combustível, entre outros detalhes.

Via Correio do Estado

Comente esta notícia