Geral

Mato Grosso do Sul mantém liderança no ranking de exportações de tilápia no primeiro semestre de 2021

Circuito MS

16:38 27/07/2021

Houve uma redução nas exportações no primeiro trimestre mas a soma do total apurado nos dois períodos garantiu a liderança do ranking ao Estado.

No primeiro semestre deste ano, Mato Grosso do Sul exportou o valor de 2.214,422 milhões de dólares em tilápias congeladas e filés de tilápias – frescos, congelados e refrigerados, segundo dados do Informativo da Psicultura deste mês de julho.

Este valor é responsável por 37% da receita total que o país comercializou.

Em segundo lugar, o Paraná alcançou 1 966,787 milhões de dólares, fatia de 32% no mercado.

O principal destino das proteínas produzidas no Estado foram o Estados Unidos, que corresponde a 45% do faturamento, em seguido a China e Chile – ambos com 13% e a Colômbia (12%).

Apesar dos números expressivos, houve uma redução de exportações do produto no segundo trimestre de 2021 e foi a soma do total apurado nos dois períodos que garantiu a liderança do ranking ao Estado.

No primeiro trimestre Mato Grosso do Sul exportou 1.220,491 milhões de dólares, enquanto no segundo foram apenas 993 931 mil dólares – uma redução de 19%.

O Paraná – maior produtor de peixe no país, vendeu ao exterior, 747 026 mil dólares no primeiro trimestre e 1 219,761 no segundo, total de 63% a mais do que no período anterior.

Outra diferença nos produtos é que em MS, a maior parte das exportações são de filé fresco (77%), enquanto no Paraná concentra suas exportações em produtos impróprios para alimentação humana, como escama ou pele de tilápia (40%).

A tilápia inteira congelada totaliza os outros 38% das exportações paranaenses e filé fresco apenas 19%.

Santa Catarina ficou em 3° lugar no ranking e concentra quase todo o volume em óleos e gorduras (99%).

Se comparado ao mesmo período em 2020, as exportações aumentaram 83% e atingiram 3,9 milhões de dólares.   

Produção

Em relação à produção destes produtos, em junho, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento autorizou a instalação de 120 hectares de tanques-rede no lago da usina de Porto Primavera, em Brasilândia.

O secretário Jaime Verruck da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), destacou que esta evolução no setor tem objetivo de aumentar a produção e exportação do peixe no Estado.

O programa “Propeixe” ainda prevê o apoio à viabilidade de crédito e recursos financeiros ao setor e premiação para os produtores.

Via Correio do Estado

Comente esta notícia