Geral

Ponta Porã receberá antena 5G em setembro

Circuito MS

14:06 27/08/2021

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A primeira antena do modelo 5G está localizada no Palácio do Planalto, em Brasília

A instalação de uma antena 5G será realizada em setembro no município de Ponta Porã. O anúncio foi feito pela ministra da Agricultura Tereza Cristina, no último final de semana, em Rio Brilhante, durante o lançamento do Programa Conecta.

É a partir da conexão em 5G que drones, chips, GPS e equipamentos como tratores poderão enviar informações sobre comportamento e saúde do animal e manutenção de condições climáticas da lavoura, por exemplo.

A primeira antena do modelo 5G está localizada no Palácio do Planalto, em Brasília. Segundo o Ministério das Comunicações, a expectativa é que todas as capitais brasileiras tenham internet 5G até julho do ano que vem e que todos os brasileiros tenham acesso a internet até 2028.

As antenas estão sendo instaladas nas seguintes localidades: Londrina (PR), Distrito Federal (DF), Uberaba (MG), Ponta Porã (MS), Rio Verde (GO), Petrolina (PE) e Bebedouro (SP).

Redução de custos e de perdas

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a digitalização do agronegócio reforçará o papel do Brasil como “protagonista no cenário mundial de produção de alimentos a partir da redução de custos e diminuição de perdas na produção”, levando, inclusive, cidadania, conhecimento e oportunidades aos produtores rurais de áreas remotas.

Em nota, o Ministério da Agricultura explicou que o monitoramento remoto, a partir de sensores, permite a medição da temperatura e a avaliação das condições hídricas imediatas na plantação.

“Em simulação, foi possível acionar a irrigação em determinada área mesmo a quilômetros de distância”, acrescentou.

Via Correio do Estado

Comente esta notícia