Com avanço da vacinação, taxa de contágio cai para 0,83 em Mato Grosso do Sul
8:04 21/09/2021
É preciso que a taxa de contágio esteja abaixo de 1% para haver sucesso no enfrentamento à pandemia.
Dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) desta segunda-feira (20) revelam que a taxa de contágio da Covid-19 caiu para 0,83 em Mato Grosso do Sul.
Em recorde, a menor taxa de contágio registrada foi de 0,82 em 18 de julho deste ano e a maior taxa de contágio chegou a bater 1,14 em meados de junho deste ano.
É preciso que este índice esteja em menos de 1% para haver sucesso no enfrentamento à pandemia.
A campanha de vacinação contra Covid-19 é responsável pela queda no número de casos, mortes, internações, taxa de contágio e letalidade.
Mato Grosso do Sul atingiu a imunidade coletiva do público acima de 18 anos no último sábado (18). O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, celebra o avanço da vacinação no Estado.
“Mato Grosso do Sul é referência nacional na vacinação contra COVID-19. Desde o início da campanha de imunização temos nos destacado. Agradecemos o esforço de todos que estão empenhados nessa missão”.
O secretário lembra que a pandemia apresenta melhora, mas ainda não acabou. “Ainda não vencemos a doença. Estamos a cada dia avançando e precisamos da colaboração de cada um de vocês para que a gente possa ter uma vitória contra a Covid. Não é para baixar a guarda”.
O Estado contabiliza 9.506 óbitos e 371.855 testes positivos desde o início da pandemia, sendo nove mortes e 337 confirmações no fim de semana.
Existem 149 pessoas hospitalizadas em todo o estado de Mato Grosso do Sul, sendo 56 em leitos clínicos (46 público; 10 privado) e 93 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (81 público; 12 privado).
A ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Campo Grande está em 44%, Dourados em 52%, Três Lagoas 34% e Corumbá 59%.
Existem duas pessoas à espera de um leito em Mato Grosso do Sul. Entre os pacientes que aguardam por uma vaga em hospital, um é da Central de Regulação de Campo Grande e um da Central de Regulação de Dourados.
Vacinômetro
Mato Grosso do Sul tem 75,52% da população vacina e 53,19% imunizada, de acordo com dados do vacinomêtro disponibilizado pela Secretaria de Estado (SES).
Das 3.543.540 doses enviadas aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 3.464.212 foram aplicadas.
A campanha de imunização contra Covid-19 começou em 19 de janeiro de 2020 em Mato Grosso do Sul.
O objetivo é vacinar o maior número de pessoas para conter o avanço de casos confirmados, internações, óbitos e frear a pandemia.
Sintomas da Covid-19
É possível que o cidadão esteja infectado com o vírus da Covid-19 caso apresente os seguintes sintomas:
- Febre
- Tosse seca
- Perda do olfato
- Perda do paladar
- Falta de ar
- Dificuldade para respirar
- Dor ou pressão do peito
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) afirma que o isolamento social, o uso de máscara e álcool gel e a higienização das mãos com água e sabão são medidas imprescindíveis para conter a propagação do novo coronavírus.
Via Correio do Estado
Comente esta notícia
compartilhar