Previsão do Tempo

Verão será de poucas chuvas e altas temperaturas em Mato Grosso do Sul

Circuito MS

15:57 20/10/2021

Seca no sul será por conta dos efeitos das condições de La Niña

Devido às condições de La Niña na temporada de dezembro a fevereiro de 2022, Mato Grosso do Sul terá verão com menos chuvas e temperaturas mais altas.

De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), dos Estados Unidos, esse será o segundo ano consecutivo que o Brasil sentirá os impactos do efeito climático.

“Condições do La Niña se desenvolveram e devem continuar com 87% de chance de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022”, diz trecho da publicação oficial.

Ainda conforme a publicação, o efeito promove mudança anormal de pressão da atmosfera no oceano Pacífico. Isso quer dizer que, durante o verão, a chuva será mais escassa no sul do país e abundante no nordeste.

A meteorologista e coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Valesca Fernandes, disse que Mato Grosso do Sul será pouco influenciado pelo La Niña, mas que, mesmo assim, afetará na questão das chuvas.

“Em relação à influência não há uma influência direta. O que pode-se dizer é que o regime de precipitação no sul do estado se assemelha mais com a região sul do Brasil, sendo assim a previsão para os próximos três meses é que as chuvas fiquem dentro ou abaixo da normal climatológica”, afirmou a especialista.

No ano passado, o setor produtivo foi muito atingido pelos efeitos do La Niña, devido à seca. Mesmo assim, meteorologistas do Metsul Meteorologia afirmam que é preciso acompanhar as projeções para entender como será o sistema chuvoso.

Previsão do tempo

 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o temporal retorna a Mato Grosso do Sul no próximo final de semana, fazendo com que as temperaturas tenham uma leve queda.

O meteorologista Mamedes Luiz Melo, disse que a população deve ter atenção e cuidado para a chuva que chegará no sábado (23).

“Pode ser que repita a mesma quantidade da última sexta-feira, com grandes acumulados, ventos fortes e bastante descargas elétricas”, afirmou.

 Via Correio do Estado

Comente esta notícia