Variante Delta está circulando em Três Lagoas há 2 meses
10:38 16/11/2021
Trata-se de um paciente que esteve com sintomas gripais e testou positivo para Covid em setembro deste ano.
A variante Delta, do Coronavírus, está circulando no município de Três Lagoas há, pelo menos, 2 meses.
É o que explica o médico da Família e Comunidade e da equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vinícius de Jesus Rodrigues Neves.
No dia 10 de novembro, a Secretaria informou que foi identificada a variante pela primeira vez no município e que se tratava de um paciente que esteve com sintomas gripais e testou positivo para a Covid-19 em setembro deste ano.
“Vemos, porém, que as vacinas têm conseguido segurar essa variante, já que o número de casos tem se mantido bastante reduzido. Dessa forma, ressaltamos a importância da vacinação, de completar o esquema vacinal com duas doses e que essa é a única forma de sairmos da pandemia”, ressaltou o médico.
Neves explica ainda que para contenção total da variante Delta é preciso de cerca de 85% da população totalmente imunizada. No entanto, Três Lagoas está com cerca de 70%.
“Enquanto isso, a manutenção do uso de máscaras e o distanciamento social continuam se fazendo necessários”, concluiu.
VARIANTES
No Estado foram identificados três casos da variante Delta, em setembro, sendo dois em Campo Grande, um homem de 22 anos e uma mulher de 51, e uma mulher de 52 anos de Ladário.
As amostras foram coletadas em julho e encaminhadas para Manaus, devido a falta de sequenciador em Mato Grosso do Sul.
Além da Delta, já foram confirmadas no Estado seis linhagens brasileiras, entre elas a Gama, surgida em Manaus, a P.2, com origem no Rio de Janeiro, e a B.1.1.28 e B.1.1.33, assim como outra subvariante da P.1 e a N.9, que é mutação da P.1.
Via Correio do Estado
Comente esta notícia
compartilhar