Saúde

Com dia D agendado, MS ainda aguarda envio de vacina da Janssen para dose de reforço

Circuito MS

9:23 07/12/2021

Expectativa era receber mais de 262 mil doses até o dia 5 de dezembro, mas prazo passou e não há informação sobre remessa.

Mato Grosso do Sul ainda aguarda o envio de 237.261 mil doses de vacinas da Janssen para aplicar a dose de reforço nas pessoas que foram vacinadas com o imunizante no Estado.

O Ministério da Saúde havia confirmado o envio da remessa até o dia 5 de dezembro. No entanto, o prazo estipulado passou, as doses não foram enviadas e não há novas informações sobre quando chegam os imunizantes.

A informação foi repassada pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, em live nesta segunda-feira (6).

“O Ministério [da Saúde] disse que encaminharia dia 5, não chegou, não tivemos informação, já ligamos no Ministério, já tentei contatar a secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leitre, estou aguardando ainda hoje o encaminhamento do quantitativo”, disse o secretário.

No total, 237.261 pessoas foram imunizadas com a Janssen, que era dose única, e precisam tomar a dose de reforço.

“Era para ser dose única, mas governo federal e evidência científica aponta que precisamos fazer a segunda dose”, explicou Resende.

Inicialmente, o imunizante foi utilizado em estudo na fronteira, com aplicação em pessoas de 13 cidades fronteiriças do Estado, mas as sobras foram distribuídas nos demais 66 municípios, fazendo com que todas as cidades necessitem de doses para o reforço.

A expectativa é que a vacina seja encaminhada ainda nesta semana, pois o dia D de vacinação está marcado para o sábado (11), com uma ação em Ponta Porã.

“Já deixamos um dia reservados, dia 11, para fazer em Ponta Porã, para mostrar a importância que foi esse estudo na fronteira”, disse o secretário.

Do total de doses, Campo Grande deverá receber 45.549.

A segunda dose da Janssen deve ser aplicada após dois meses da primeira dose (D1) e a terceira dose deve ser aplicada após quatro meses da D2.

A chamada dose de reforço deve ser feita apenas com a própria vacina da Janssen, enquanto a terceira dose será feita com Pfizer ou AstraZeneca.

No caso das pessoas que tomaram a primeira e segunda dose dos demais imunizantes, a aplicação da terceira dose já está sendo feita para pessoas de 18 anos ou mais.

O calendário segue conforme se completa o intervalo necessário após a segunda dose.

Comente esta notícia