Geral

Verão começa no dia 21 de dezembro com previsão de calor e baixa umidade em MS

Circuito MS

17:33 13/12/2021

Em todo o Estado, as médias máximas ficarão em torno de 30 °C a 32 °C, e as mínimas, 22 °C a 23 °C.

O verão vai começar às 11h59 do dia 21 de dezembro neste ano e a previsão para Mato Grosso do Sul é de calor e baixa umidade, mesmo sendo uma estação marcada pelas chuvas.

Este ano, os episódios de umidade abaixo da média podem ser frequentes, podendo chegar a 25%.

De acordo com o meteorologista Natálio Abraão, o canal de umidade vindo da Amazônia proporcionará formação de nuvens e, associadas as altas temperaturas, fortalecerão as áreas de instabilidade com pancadas de chuvas e trovoadas na região norte e nordeste do Estado.

Além disso, as temperaturas das águas do Oceano Pacífico Equatorial indicam uma condição de resfriamento para os próximos meses, pelo menos até Maio-2022. Contudo, as frentes frias não serão frequentes.

“Nas poucas situações de pancadas de chuva, trovoadas, raios e rajadas de ventos há chances de enchentes, inundações, enxurradas e quedas de árvores nos fins de tarde e começo da noite”, alertou o meteorologista.

As ocorrências de rajadas de ventos acima dos 50 km/h devem ocorrer nas regiões central, sudoeste e sul do Estado. “Não significa que não ocorra nas demais regiões”.

Nas faixas oeste, norte e nordeste, os volumes de chuva podem ficar 20% abaixo da média esperada. As regiões central, sudoeste e sul ficarão na média, mas a partir de janeiro, o volume deve aumentar nesses locais.

Portanto, as cidades com volumes abaixo da média em Chapadão do Sul, Camapuã, Bandeirantes, Costa Rica e São Gabriel.

Dentro da média esperada está Campo Grande, Sidrolândia, Maracaju, Ponta Porã, Bonito, Jardim e Porto Murtinho.

A partir de fevereiro, chuvas serão mais frequentes entre Costa Rica, Chapadão do Sul até Três Lagoas, na região leste.

No final da estação, em março, os volumes mensais ficarão muito abaixo da média no centro-sul e sudeste do Estado. A estiagem deve se antecipar ao outono, acompanhada de manhãs mais frias.

Temperaturas

Em todo o Estado, as médias máximas ficarão em torno de 30 °C a 32 °C, e as mínimas, 22 °C a 23 °C.

As máximas devem chegar aos 36 °C no leste, norte e oeste, mas as mínimas podem permanecer em torno dos 20 °C a 23 °C.

No extremo sul, sudeste e sudoeste devem ter mínimas entre 19 °C e 21 °C e as máximas em 31 °C. Em alguns casos, pode atingir 33 °C.

Em Campo Grande, mínimas entre 19 °C e 22 °C e máximas entre 29 °C e 32 °C.

Descargas elétricas

Natálio afirma ainda que o verão é o período do ano de maior incidência de descargas elétricas, por isso, medidas de prevenção são essenciais.

“Evitem arvores, cercas metálicas ou postes elétricos, piscinas, rios e lagos. Não ficar descalço onde há enxurradas e não fazer uso de telefones fixos e celulares, além de ficar distantes de torres de transmissão”.

Radiação Ultravioleta (UV)

Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro os raios solares são mais verticais e incidentes em Mato Grosso do Sul. O fator se eleva em níveis perigosos na ausência de nuvens, mas não perde suas influências em dias de nebulosidade.

Entre às 10h e 16h é essencial a proteção da pele, olhos e rosto, devido aos níveis máximos dos raios ultravioleta.

“Os raios ultravioleta são cumulativos na pele humana. Os danos gerados em sua pele se expondo ano passado não se perde. Eles se somam com os danos de hoje e no futuro podem apresentar consequências graves”, ressaltou o meteorologista.

Via Correio do Estado

Comente esta notícia