Campo Grande luta para passar dos 70% de imunizados e tem 77 mil com 2ª dose atrasada
17:21 14/12/2021
Pessoas vacinadas com Pfizer são maioria entre os atrasados
Há dois meses e meio, Campo Grande atingiu a marca de 60% da população imunizada, ou seja, com o ciclo vacinal completo. A campanha de imunização estagnou nos últimos meses em todo o Estado e a Capital ‘luta’ para sair da casa dos 60%. Os dados mostram que 73,3% da população campo-grandense tomou ao menos a D1, mas o problema é que muita gente está com a 2ª dose atrasada. O percentual de imunizados é de 69,5% na Capital, conforme dados da Sala de Gestão.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) aponta que 77.345 pessoas estão aptas para tomar a segunda dose, mas até agora não compareceram aos pontos de vacinação. A demora acaba prejudicando a proteção do organismo contra a doença. Além disso, caso as pessoas tivessem comparecido para tomar a D2, Campo Grande teria avançado no índice de cobertura vacinal.
Dados da secretaria indicam que a maioria dos atrasados são pessoas que foram vacinadas com a Pfizer. Entre pessoas que receberam a vacina da Pfizer, há 44.529 com doses em atraso. Em seguida, está a Coronavac com 26.865 pessoas em atraso e AstraZeneca, com 5.951 pessoas.
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo na última semana mostrou que apenas nove capitais brasileiras haviam atingido 70% da população imunizada — Campo Grande, que já foi líder nacional na campanha, ficou de fora. Em MS, outras grandes cidades têm índice de imunização superior, como Dourados (73,3% imunizados) e Três Lagoas (72%), por exemplo.
A Sesau reforça que mais de 40 locais de vacinação estão abertos diariamente e os plantões para a vacinação acontecem todos os finais de semana. A 1ª, 2ª e 3ª dose da vacina continua disponível e os plantões têm o objetivo de facilitar o acesso à vacina para quem não consegue ir até um destes locais durante a semana.
Via Midiamax
Comente esta notícia
compartilhar