Ciência

Cientistas dizem que nuvens de Vênus poderiam sustentar vida alienígena

Circuito MS

16:09 25/12/2021

Vênus tem uma atmosfera tão ácida que o torna muito longe daquilo que se pode chamar de hospitaleiro. No entanto, um novo estudo aponta que casulos de vida poderiam potencialmente existir nas nuvens corrosivas do planeta.

Publicado esta semana na revista científica PNAS, o estudo descreve a descoberta de uma via química pela qual as gotículas de ácido sulfúrico remanescentes nas nuvens de Vênus poderiam ser neutralizadas – talvez até o ponto em que a vida seria capaz de sobreviver neste mundo hostil, segundo os pesquisadores.

Eles explicam que no início dessa via química está a produção biológica de amônia, indícios detectados por sondas na década de 1970. De acordo com o novo estudo, pequenas quantidades de amônia podem se dissolver nas gotículas de ácido sulfúrico, em um processo capaz de transformar pelo menos parte do ácido em sais, fazendo com que as gotas de líquido virem uma pasta com um pH que a vida pode tolerar.

“Como resultado, as nuvens não são mais ácidas do que alguns ambientes terrestres extremos que abrigam vida”, relatam os autores. “A vida pode estar criando seu próprio ambiente em Vênus”.

De acordo com o Science Alert, a amônia não deveria ocorrer em nenhuma quantidade significativa em Vênus, dado que o hidrogênio limitado necessário seria absorvido competitivamente em outras reações.

Via Olhar Digital

Comente esta notícia