Tecnologia

Fintechs ganharam espaço com cartões e podem rivalizar com bancos tradicionais em 2022

Circuito MS

17:48 31/12/2021

Mesmo que a adoção das fintechs ainda não esteja no mesmo patamar dos grandes bancos, essas empresas que uniram o uso da tecnologia ao setor financeiro foram destaque em alguns parâmetros este ano. Pelo menos é o que aponta o levantamento dos dados da CardMonitor, uma empresa que monitora diferentes meios de pagamento.

Segundo a pesquisa, no uso de cartões de crédito, por exemplo, Nubank (o banco mais valioso da América Latina) e C6, dois gigantes do setor, registraram no terceiro trimestre fiscal um crescimento expressivoem volume financeiro movimentado. Juntando os cartões físicos e os virtuais, o salto foi de 91,3% e 1.496%, respectivamente, frente ao mesmo período do ano anterior.

Apesar de contar com uma base de clientes mais modesta e menos receita que outros bancos já estabelecidos no mercado, os resultados obtidos este ano dão conta de que essa disputa pode ficar mais acirrada ao longo de 2022.

Número de transações efetuadas

Dentre as fintechs, quem alcançou o maior número de transações entre julho e setembro foi o Nubank, que respondeu por uma fatia de 6,7% delas, o quinto maior número entre todas as instituições do setor financeiro do Brasil. Nada mal, não?

Com isso, o banco digital do “roxinho”, que registrou lucro pela primeira vez no primeiro semestre de 2021, passou a frente da Caixa Econômica Federal, que ficou com 2,9% do volume de transações registradas no período.

Entretanto, apesar do resultado, a estatística ainda está muito distante do seu próximo grande rival nessa lista, o Santander Brasil, que registrou 12,4% em participação no mercado.

No ranking dos três primeiros, o Itaú ainda lidera com folga, com uma fatia de 29,3%, seguido por Bradesco e Banco do Brasil, com 13,6% e 13,1%, respectivamente.

Via Olhar Digital

Comente esta notícia