Saúde

UFMS oferece Odontologia a acadêmicos e comunidade em geral da Capital

Circuito MS

13:26 21/01/2022

A UFMS (Universidade Federal de MS) coloca em pratica sua missão de extensão universitária de atendimento também a comunidade fora da Instituição. Neste caso, o serviço público é na disponibilização de atendimento odontologico/dentista a quem se interessar por tratamento supervisionado com academicos e profissionais professores da Faodo (Faculdade de Odontologia). A ação existe durante todo ano, mas para quem ainda não sabia, a Faodo anunicou nesta sexta-feira (21), que retomou os atendimentos para a comunidade interna e externa na Cidade Universitária, em Campo Grande.

Conforme a direção da Faculdade, passado o período de recesso, a equipe retornou às atividades, e os interessados podem fazer o agendamento na recepção ou pelo telefone.  Para fazer tratamentos dentários na Faodo, o paciente precisa pagar uma taxa anual de ajuda de algum custos, de R$ 50,00. Os serviços estão disponíveis não só para estudantes e servidores da Universidade, mas também para a população em geral.

O professor de Radiologia Oral e coordenador clínico da Faodo, Yuri Nejaim, explica que as pessoas que precisam de atendimentos relacionados à odontologia podem procurar a clínica, com exceção de procedimentos para implantes. “A gente pratica quase todos os atendimentos, somente o implante dentário que não fazemos. [No caso de] prótese, fazemos o preparo, mas o valor é pago à parte. A gente tem o laboratório, mas tem um custo, e o paciente teria que pagar a prótese por fora”, esclarece.

O professor reforça que, após o agendamento, os pacientes são chamados para a triagem, e só depois será realizado o atendimento. “A nossa demanda é alta, então pode demorar um pouco. A gente não garante que, depois da triagem, a pessoa vá ser chamada logo em seguida”, pontua.

Com protocolos Covid

A pandemia continua, e, portanto, os cuidados de biossegurança foram mantidos. A Faodo adquiriu capotes (aventais) cirúrgicos, que são lavados e esterilizados a cada uso, além das face shields e álcool 70% para higiene. “Todo o prédio segue normas, como o uso de máscaras N95/PFF2. Estamos bem preparados para receber a população”, garante o coordenador da Faodo.

Estudante de Odontologia, Evelyn Chaves da Silva participa dos atendimentos desde agosto de 2021 e conta que foi motivada pela oportunidade de aprender mais sobre as lesões na boca, como diagnóstico e tratamentos. Ela também ressalta a importância da troca com os pacientes. “Sempre achei fantástico como conseguimos atender tantas pessoas que precisam deste cuidado, de forma rápida e gratuita. A experiência me enriqueceu tanto no aspecto de conhecimento teórico e prático adquirido, como também no aspecto de comunicação e cuidado para com os pacientes”.

Como agendar atendimento? 

O agendamento pode ser feito presencialmente, na Faodo. A recepção funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h. Os interessados devem comparecer com documento oficial com foto e carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS). Acesse o site da Faodo para mais informações.

Via Enfoque MS

Comente esta notícia