Artista plástico Edson Castro abre as portas de seu ateliê
11:40 02/02/2022
Artista visual nascido em Corumbá e radicado na França leva público ao ateliê para conhecer sua pintura, com a apresentação de mais de 40 trabalhos
O artista visual Edson Castro realiza, neste fim de semana, o Atelier Portas Abertas Edson Castro, sexta-feira, sábado e domingo, das 10h às 20h, com entrada franca e seguindo as normas de prevenção e combate à Covid-19.
A mostra acontece na área externa do home estúdio do artista, com visitas guiadas programadas pelas salas de estudo, pelos sketches e finalizações, entre outras instalações.
Mais de quarenta obras – em formatos diversos – darão luz ao gênio de Castro para o público. O artista explora, no conjunto exibido, as gradações de seu projeto abstrato, que o consagrou na Europa, e abre sua pintura para intervenções em diferentes superfícies – a tela, o papel, o cartão –, que recebem, por vezes, mais que tinta.
Materiais recortados e transpostos de seu contexto original entram no jogo de cores e de formas.
Sim, o figurativo desponta aqui e ali, em uma expressão bem própria, recobrando nas novas criações fases anteriores do artista, que tem três décadas de carreira. Todas as obras apresentadas são inéditas e empregam o bastão a óleo, o grafite e outros procedimentos.
MERGULHO NA CRIAÇÃO
Quais os suportes, técnicas e estéticas que inspiram um artista? O público poderá ver com os próprios olhos.
Castro o convida a mergulhar livremente no processo de criação de quem se tornou um dos principais nomes das artes visuais de Mato Grosso do Sul.
Após consolidar-se no circuito europeu, com a temporada de nove anos morando e criando em Paris, de 2008 a 2017, Edson Castro realizou mostras individuais e montou um novo ateliê em Campo Grande.
NOVOS DIÁLOGOS
O interesse que sua obra vem despertando em colecionadores do Canadá e dos EUA ampliou os canais de expressão do artista, que, a partir de então, movido pelos paradoxos que alimentam seu chão, seus cenários e suas telas, mobilizou-se para conexões internas no Brasil e em Mato Grosso do Sul.
Em 2021, o trabalho de Edson Castro passou a integrar importantes acervos em São Paulo.
E agora, ciente do desafio de promover uma exposição durante o período de restrição da pandemia, o artista oferece à Capital Morena a chance de explorar sua obra por dentro do laboratório de criação que a conduz ao nosso desfrute, apreciação e sensibilidade, com o Atelier Portas Abertas Edson Castro.
A experiência contará ainda com a projeção de vídeos do portrait do artista e com ambiência musical pilotada pelo DJ Chiquinho. No sábado, o grupo instrumental El Trio colore o fim de tarde com o seu jazz que passeia por diferentes tradições e períodos, mantendo uma assinatura de frescor e de reinvenção.
“Eu vou compartilhar o meu espaço e o meu processo criativo. Uma oportunidade de ver a arte contemporânea no local onde está sendo produzida, além de fomentar a aproximação de novos públicos”, afirma Edson Castro.
Comente esta notícia
compartilhar