Geral

Contra preconceito, MC’s batalham no Belmar Fidalgo para público ‘família’

Circuito MS

15:50 09/11/2017

[Via Midiamax]

Todos os domingos à tarde, a praça Belmar Fidalgo, no centro de Campo Grande, se torna palco de batalhas entre MC’s. O local público e com restrições a cigarros e bebidas alcoólicas foi escolhido a dedo justamente para quebrar o preconceito que muitas pessoas têm com a cultura do Hip Hop e também formar uma plateia “mais família”.

“Quando as batalhas acontecem nos bairros, geralmente o público é outro. Aqui, além da galera do movimento, temos o pessoal que já frequenta o Belmar, e isso inclui de crianças com os pais a idosos”, comenta o organizador, Tonny Jazz, de 19 anos.

O evento, que faz parte da rotina dominical do Belmar Fidalgo há mais ou menos um ano, começa às 15h, com a inscrição dos MC’s, que é totalmente gratuita. Por volta das 15h30, começam as batalhas, que muitas vezes duram até o entardecer.

“Aqui não é só um espaço pata os MC’s se desafiarem no improviso, mas também para trocar experiências, conversar e evoluir, todo mundo junto, principalmente iniciantes”, explica Tony. E justamente por seguir esta linha, o grupo é reconhecido em Campo Grande como “Fábrica de Monstros” e “Batalha da Ideologia”, segundo o organizador.

Vale ressaltar também que na Batalha do Belmar os improvisos precisam seguir algumas regrinhas, como não ofender a família dos competidores e evitar falar besteiras ou palavrões. “Prezamos o respeito”, salienta Tony.

A estrutura é bem pequena. Com apenas uma caixinha de som, que serve para dar a batida aos participantes, a batalha rola solta e todo mundo é convidado a prestigiar. “Mas quando não tem caixa de som, a gente faz um beat box mesmo”, afirma Tony. E para incentivar cada vez mais os MC’s, praticamente todas as batalhas têm premiação, que na maioria das vezes é em roupas. E para isso, o evento conta com patrocínios.

Em um ano, o evento cresceu e ganhou visibilidade. Em setembro, o grupo participou da eliminatória da seletiva para o nacional. No final de novembro, um dos competidores da Batalha do Belmar irá representar Mato Grosso do Sul na final, que é realizada em Belo Horizonte.

Para Tony Jazz, que começou a carreira de MC em 2013, ver o evento crescer desta maneira é ver um sonho se realizando. “Sou da cultura do Hip Hop, que tem uma responsabilidade social além da arte, que salva as pessoas das drogas e outros caminhos ruins. Então, ver a gurizada crescer, evoluir, é muito orgulho pra mim”, destaca o jovem, na certeza de que o sonho está só no começo.

A Batalha Belmar acontece todos os domingos, a partir das 15h, na praça Belmar Fidalgo. A inscrição para participar das batalhas é gratuita e deve ser feita na hora.

Comente esta notícia