Geral

Após abstenção de 36,2%, sul-mato-grossenses fazem 2ª etapa do Enem

Circuito MS

7:50 12/11/2017

[Via Midiamax]

Neste domingo (12), os sul-mato-grossense inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) voltam às salas de aula. Na primeira fase, há uma semana, o índice de abstenção foi de 36,20%. As provas deste domingo são de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Os portões fecham às 12h no horário de Mato Grosso do Sul.

No total, 92.300 candidatos se inscreveram para o Enem no Estado. As provas serão aplicadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 41 municípios, mesmo número do ano passado, apesar do número de participantes ser 33,9% menor.

No Enem 2016, o Estado teve 139.637 participantes. A queda no número de inscrições é consequência do Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio, tarefa que voltou ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), segundo o Inep.

Do total, em Mato Grosso do Sul, 30,9% dos participantes são pagantes; 48,8% foram isentos do pagamento da taxa de inscrição em função da Lei ou do Decreto; e 20,3% obtiveram a gratuidade automática por estarem concluindo o Ensino Médio na rede pública em 2017.

Em relação à situação de ensino; 64,4% já concluiu o Ensino Médio; 23,7% é concluinte este ano; e 9,7% concluirá após 2017 (treineiros). Do total de participantes do Mato Grosso do Sul, 57,8% são mulheres e 42,2% são homens.

Os candidatos devem chegar com antecedência, pois em locais grandes ou muito movimentados o tempo para achar a sala de prova pode ser maior que o esperado. As provas começam 30 minutos após o fechamento dos portões.

Caneta esferográfica de tinta preta e documento oficial com foto são os dois itens que não podem ser esquecidos pelos candidatos. A caneta deve ser fabricada com material transparente e obrigatoriamente preta, porque outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

O documento pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. A carteira de estudante não será aceita como documento oficial. Também não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas.

Comente esta notícia