Campo Grande

MS é o primeiro a receber laboratório de tecnologia para formação de professores

Circuito MS

13:42 28/04/2022

Para o lançamento, estiveram presentes o ministro da educação Victor Godoy, o governador Reinaldo Azambuja, entre outros políticos

Foi lançado, na manhã desta quinta-feira (28), o Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie), destinado à formação de professores. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e será conduzida em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP).

Anteriormente, já foi instituído o projeto piloto do LabCrie, na UFMS e, agora, foi inaugurado o laboratório disponível no Centro de Formação e Pesquisa Professora Mariluce Bittar.

O principal objetivo do LabCrie é apoiar a implantação de espaços dinâmicos dedicados à formação continuada de professores da rede pública de ensino em inovação e tecnologias educacionais.

Desse modo, busca-se possibilitar a experimentação de novos equipamentos, plataformas digitais e metodologias que permitam desenvolver as competências necessárias para gerar inovação em práticas pedagógicas

Segundo o ministro da educação, Victor Godoy, o espaço vai proporcionar mais inovação.

“É com muita alegria que estou nesse evento hoje, do primeiro LabCrie, com parceira da UFMS. A gente traz um espaço de pensar, de criatividade, de inovação onde os docentes vêm para elaborar materiais pedagógicos e levar isso para suas escolas e seus alunos.”, disse.

Para o governador, Reinaldo Azambuja, o laboratório é uma oportunidade de dispor às redes estaduais e municipais a chance de treinar e formar trabalhadores qualificados para levar inovação e aprendizado.

“Hoje, a gente precisa entender que essa nova metodologia curricular, o avanço das plataformas tecnológicas, temos que ter isso dentro das escolas e criar esses laboratórios é justamente para formar mão de obra que pensa em inovação e criatividade”, pontuou.

Ele ainda destaca que o MEC estará disponibilizando isso aos 27 Estados brasileiros.

O Secretário de educação básica do MEC, Mauro Rabelo, pontuou que o retorno das atividades presenciais marca um momento de mudanças.

“O MEC colocou como eixo principal de atuação a recuperação das aprendizagens dos nossos estudantes, temos que, de algum modo, acelerar para ajudar a recuperar o que ficou para trás, a recompor por conta da ausência das aulas presenciais”, explicou.

Saiba

O primeiro LabCrie foi destinado à UFMS, em 2021, como projeto piloto. Desde então foi repassado o investimento do Governo Federal para a implementação dos laboratórios, no valor de R$ 17 milhões de reais.

O programa também prevê a formação de gestores locais e professores formadores, dentro de metodologias alinhadas ao conceito de experimentação e aprendizagem ativa, além de permitir trocas e aprendizado entre os usuários.

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia