MS

Dia Estadual do Combate a Fake News é instituído em MS; saiba como se proteger

Circuito MS

14:49 06/05/2022

Anualmente, na data de 24 de março, será comemorado o dia de conscientização e alerta para a população

Foi publicado, nesta sexta-feira (06), no Diário Oficial do Estado (DOE-MS), a instituição do Dia Estadual de Combate a Notícias Falsas – Fake News, data que será comemorada, anualmente, no dia 24 de março.

A data foi incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Lei nº 3.945, de 4 de agosto de 2010, e assinada pelo Governador Reinaldo Azambuja.

Conforme a publicação, o objetivo desta Lei é estimular, por meio do Poder Público, a realização de ações educativas com enfoque na conscientização sobre os efeitos negativos das Fake News.

Desse modo, a população será alertada das consequências legais às quais a pessoa que cria ou dissemina notícias falsas está sujeita.

Fake news

Ter atenção e conhecimento com relação às Fake News é importante, principalmente em ano de eleições.

O Tribunal Superior Eleitoral alerta que o combate à desinformação deve ser um compromisso de todos os cidadãos e, principalmente, dos candidatos e eleitos.

Uma forma de fugir das notícias falsas é se informar por meio de fontes oficiais e confiáveis. Além disso, é bom verificar se informações recebidas via WhatsApp ou outras redes sociais são realmente verídicas.

É comum que as pessoas confiem em informações recebidas de familiares e amigos que, muitas vezes, nem mesmo sabem que estão compartilhando determinadas Fake News.

Desse modo, a atenção redobrada é fundamental em tempos de grande disseminação de notícias falsas, que visam desinformar e enganar a população.

Projeto Comprova

Uma alternativa para verificar se determinadas informações são verdadeiras ou falsas é acessando o site do Comprova.

Projeto Comprova é uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos criada em 2018 que reúne jornalistas de 40 veículos de comunicação brasileiros para descobrir e investigar informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens.

O Comprova é liderado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji e financiado pela Meta Journalism Project e Google News Initiative.

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia