Campo Grande

Tempo frio não espanta competidores da gincana Undokai, em Campo Grande

Circuito MS

13:56 15/05/2022

Undokai é realizado após 2 anos sem evento

Mesmo com o tempo frio e o céu nublado em Campo Grande, os competidores da gincana Undokai, tradicional evento da comunidade nipo-brasileira campo-grandense, não se intimidaram e marcaram presença na 35º edição, neste domingo (15).

O Undokai ficou dois anos sem ser realizado, devido à pandemia da Covid-19. O evento acontece na AECNB (Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira), em Campo Grande, na saída para Três Lagoas, no quilômetro dois da BR-262.

Segundo o presidente da Associação, Nilson Tamotsu Aguena, a expectativa é alta para a 35º edição. “Como estamos há algum tempo sem realizar o evento, estamos bem otimistas. Esperamos um público acima de duas mil pessoas, entre familiares, amigos e simpatizantes da cultura japonesa”, disse.

O diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho, lembra que o Undokai é uma importante peça na cultura nipo-brasileira do Estado. “A falta dessa celebração nos últimos anos serviu para lembrarmos de sua importância. É um espaço onde todos podem estar juntos e se divertir fraternalmente, lembrando dos antepassados que trouxeram essa tradição para nosso Estado”.

Undokai, numa tradução livre, é uma reunião esportiva. A palavra surge da junção de “undô”, que significa esporte e movimento, e “kai”, traduzido como reunião. É um dia dedicado a aproximar amigos e familiares por meio do esporte e do lazer. Foi criado há cerca de 130 anos para ajudar a introduzir na cultura japonesa a Educação Física e os esportes ocidentais, na escola.

Em Campo Grande, o evento une várias gerações de japoneses e descendentes. Nesta edição a disputa inclui corridas, pesca peixe e garrafas, caça ao tesouro, cabo de guerra e bola ao cesto. Ainda há tendas com comidas e produtos típicos japoneses.

O ex-governador André Puccinelli (MDB) e pré-candidato ao Governo do Estado, esteve no evento e participou de uma das gincanas.

Via Midiamax

Comente esta notícia