Campo Grande

Moradores de rua sofrem com frio extremo, mas poucos aceitam acolhimento

Circuito MS

17:54 18/05/2022

Apenas nesta última noite, 33 pessoas foram abordadas e 9 aceitaram ir para abrigos

A onda de frio que atinge Mato Grosso do Sul e tem registrado recordes de baixas temperaturas é ainda mais intenso para a população em situação de rua.

No entanto, são poucos os moradores de rua que aceitam acolhimento para abrigos, em Campo Grande.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) tem realizado ações em diversos pontos onde há maior concentração de moradores de rua, com abordagem dessa população e oferecimento de acolhimento.

Na noite desta terça-feira (17) e madrugada desta quarta-feira (18), foram abordadas 33 pessoas e apenas 9 aceitaram ir para abrigos municipais. As que recusaram o acolhimento receberam cobertores.

Na noite anterior, foram 27 abordagens, com cinco acolhidos.

Segundo a SAS, as equipes são abastecidas com cobertores, para doação a quem preferir continuar na rua, já que o acolhimento é voluntário.

Os que recusam, além dos cobertores, recebem orientações sobre a importância de buscarem proteção nesse período de frio.

São quatro unidades de acolhimento, com estrutura, roupas e agasalho para receber as pessoas que aceitam a oferta dos serviços.

  • Acolhimento Institucional I – UAIFA 1 – Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias. Endereço: Rua Jornalista Marcos Fernandes, S/Nº – Bairro Jardim Veraneio / Parque dos Poderes;
  • Acolhimento Institucional II – UAIFA 2 – Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias / CECAPRO (Centro de Capacitação Profissional). Endereço: Rua Evelina Figueiredo Selingardi, Nº 1.440 – Bairro Parque do Sol;
  • Casa de Passagem Resgate. Endereço: Rua Pepe Simioli nº 96 – Centro.
  • Casa de Apoio aos Moradores de Rua São Francisco de Assis. Endereço: Rua Monte das Oliveiras, nº 113 – Bairro Center Park.

Durante o dia, há atendimento também no Centro Pop, localizado na Rua Joel Dibo, 252, Centro, mas o local não funciona como unidade de acolhimento.

No local, o atendimento ocorre das 7h30 horas às 17h, sendo servido café da manhã, almoço e lance da tarde.

Também são entregues cobertores e a pessoa em situação de rua pode recorrer ao local para fazer sua higiene pessoal e lavar alguma roupa.

À noite, após às 17h30 as pessoas que aceitam o acolhimento são levadas direto para uma das quatro unidades de acolhimento citadas acima.

A Secretaria de Assistência Social orienta a população que, ao encontrar uma pessoa em situação de rua, entre em contato pelos telefones do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), (67) 99660-6539 e (67) 99960-1469.

O canal de atendimento funciona 24 horas por dia e, dessa forma, as equipes da SAS podem ir até o local ofertar os serviços da rede de assistência social da Capital.

Onda de frio

Mato Grosso do Sul tem registrado recordes de menores temperaturas do ano nesta semana. O frio deve continuar, pelo menos, até o fim de semana.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de riscos à saúde devido à queda brusca de temperatura em Mato Grosso do Sul e outros 10 estados.

Todas os 79 municípios do Estado estão na chamada zona de perigo.

De acordo com o alerta, as temperatura devem permanecer 5ºC abaixo da média pelo período de 3 a 5 dias.

O Inmet recomenda que, em caso de necessidade, as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199.

A massa de ar polar, vinda do Sul do Brasil, já derrubou as temperaturas, registrando recordes de frio no Estado.

Conforme o Inmet, essa massa de ar polar se desloca para o Centro-Oeste e sudeste, fazendo com o que Mato Grosso do Sul ainda tenha temperaturas baixas.

Foi emitido um novo aviso de geada, que pode afetar as plantações com frios de até 3ºC em regiões do Estado.

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia