Tapetes de Corpus Christi voltarão a ser confeccionados nas ruas após dois anos
11:57 02/06/2022
Celebração ocorreu on-line e com tapetes dentro das igrejas durante a pandemia
Após dois anos de celebrações online ou com restrições devido à pandemia de Covid-19, os tradicionais tapetes de Corpus Christi, celebrado no dia 16 de junho, voltarão a ser confeccionados nas ruas de Campo Grande.
Neste ano, no entanto, os tapetes coloridos que cobriam quilômetros da Avenida 14 de Julho, serão feitos em outra via.
Com 1,3 quilômetro de extensão, voluntários irão preparar os tapetes com desenhos e símbolos que remetem às devoções religiosas e outras celebrações católicas.
O trabalho terá início às 7h do dia 16 de junho na Praça do Rádio, pela Avenida Afonso Pena, seguindo para a rua 14 de Julho, finalizando na Avenida Fernando Correa da Costa, com a montagem do palco para a benção com o Santíssimo Sacramento.
Às 15h, será celebrada a Santa Missa campal, na Praça do Rádio.
Após a missa, a Comunidade Católica Colo de Deus fará sua apresentação musical, encerrando a solenidade.
Na religião católica, no dia de Corpus Christi é celebrado o Mistério da Eucaristia e o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
A celebração é uma referência à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição da Eucaristia, durante a Última Ceia de Jesus Cristo com os Apóstolos.
Nos últimos dois anos, a tradicional celebração do Corpus Christi foi adaptada, devido à pandemia de Covid-19.
Em 2020, não houve procissões e confecção de tapetes e as missas foram realizadas on-line, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.
Houve celebrações na modalidade presencial, seguindo as normas de biossegurança, com limitação de pessoas e distanciamento, além da não permissão de participação para pessoas do grupo de risco.
Já em 2021, os tapetes foram confeccionados pelas pastorais, dentro do pátio das Igrejas e não nas ruas.
As celebrações foram realizadas presencial e à distância e as procissões foram apenas em carreata.
Para este ano, a expectativa é reunir milhares de fieis de todas as 51 paróquias da Arquidiocese de Campo Grande na missa campal.
Corpus Christi
É uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Neste sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.
A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória.
Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo.
Comente esta notícia
compartilhar