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Novo Anel Viário só deve sair do papel após relicitação da BR-163

Circuito MS

13:25 07/06/2022

De acordo com previsão da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Campo Grande, as obras devem começar apenas em 2023

As obras do novo Macroanel Viário de Campo Grande ligando a BR-163 entre a saída de São Paulo e Cuiabá só serão iniciadas em 2023, após o fim do processo de relicitação da rodovia, previsto para o último trimestre deste ano.

O traçado de 37,8 quilômetros – cerca de 14 km a mais que o atual –, que retira da área urbana o contorno rodoviário, foi apresentado ao Ministério da Infraestrutura na sexta-feira (3).

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, foi apresentada uma sugestão de traçado que começa na rotatória da entrada da cidade, na saída para São Paulo, atravessa a MS-040, prossegue até a BR-262 (saída para Três Lagoas), na altura do condomínio Terras do Golfe, contorna o Jardim Noroeste e a Chácara dos Poderes até chegar ao extremo norte da Capital, conectando-se à rotatória que está sendo implantada na saída para Cuiabá.

Nesse ponto voltará a se conectar com a BR-163 e com o trecho do anel que dá acesso à MS-010 (Rochedinho ), à MS-040 ( saída para Rochedo ) e às saídas para Aquidauana ( BR-262) e Sidrolândia (BR-060).

“Os custos da elaboração do projeto, as desapropriações e a obra serão bancados pelo grupo que vier a vencer a licitação e assumir a administração da rodovia”, explicou o secretário, enfatizando que ainda falta o projeto executivo da obra para que seja definido o valor de investimento.

No Macroanel, o tráfego pesado de caminhões e carretas divide espaço com carros, além de receber o fluxo de veículos que atendem aos estabelecimentos comerciais existentes ao longo de seus 25 km.

A projeção, com base na expectativa de crescimento da cidade, é de que este movimento aumentará de forma significativa nos próximos anos, o que justifica, segundo o titular da Sisep, a abertura do novo Macroanel.

A prefeitura da Capital ressaltou ainda que a região da Chácara dos Poderes conta com a implantação de novos empreendimentos imobiliários, além da abertura do novo acesso às Moreninhas a partir do Jardim Itamaracá, o que certamente vai estimular a ocupação de vazios urbanos existentes no entorno.

A previsão é de que a licitação seja lançada em 2023. Para o segundo semestre deste ano, está programada a realização de audiência pública em Campo Grande sobre este novo contorno e todas as demandas dos municípios que poderão estar no trajeto de obras da relicitação dos 847 quilômetros da rodovia em território sul-mato-grossense.

PROJETO

O pleito para a implantação do novo Macroanel Rodoviário de 37,8 km, ligando as saídas para São Paulo e Cuiabá, foi entregue à Empresa de Planejamento e Logística (EPL), estatal subordinada ao Ministério da Infraestrutura responsável por formatar os editais de licitação das privatizações e concessões federais, com objetivo de que seja uma das exigências de investimento da futura concessionária da BR-163.

O atual traçado do Macroanel, com aproximadamente 25 km, começa na saída para São Paulo, contorna a Moreninha, Jardim Itamaracá, Parque dos Poderes, condomínios fechados e termina em uma rotatória perto do Jardim Colúmbia.

ANHANDUÍ

Além da construção do novo Macroanel, a prefeitura da Capital propôs como uma das exigências de investimento dos novos gestores da BR-163 a drenagem e pavimentação dos acessos à área para onde serão realocados os comerciantes e produtores do Distrito de Anhanduí.

Atualmente, eles mantêm barracas de comercialização às margens do trecho do núcleo urbano do distrito que está no planejamento de duplicação da rodovia.

SAIBA

O atual traçado do Macroanel possui cerca de 25 km. Com início na saída para São Paulo, ele contorna a Moreninha, Jardim Itamaracá, Parque dos Poderes e condomínios fechados. Seu trecho ocorre no Jardim Colúmbia.

Via Correio do Estado MS

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