Campo Grande

Com a chegada do frio, a conta de luz pode ter aumento em até 30%

Circuito MS

15:10 12/06/2022

Um dos vilões é o chuveiro elétrico, que consome mais em potência máxima, representando um terço do valor da energia

A conta de energia elétrica aumenta no mínimo 30% durante o inverno, que irá começar no dia 21 de junho. O vilão dessa época do ano é o chuveiro, que na potência máxima é um dos aparelhos que mais gastam eletricidade em casa. Há ainda outros eletrodomésticos que contribuem para o aumento como aquecedor, ferro de passar roupas, lava-louça, máquina de secar roupa, torneira elétrica, entre outros.

Na escala de maior gasto estão o ar-condicionado, tanto na função quente, como fria, e a geladeira, que representam juntos 40% do total do consumo. O chuveiro elétrico é responsável por 30%, a iluminação 20%, aparelho de televisão 10%, o ferro elétrico 6%, máquina de lavar 5% e todos os demais, como micro-ondas e roteadores 4%.

O chuveiro – vilão do inverno

Segundo a Energisa, o uso de um chuveiro com 5.500W de potência por 30 minutos, todos os dias, na posição “inverno”, pode representar mais de R$ 60 na conta de luz no fim do mês.

Porém, com alguns cuidados e mais atenção na hora de comprar o chuveiro elétrico, é possível economizar. O EnfoqueMS conversou com o eletricista Ramão Soares, sobre qual chuveiro comprar e ele destacou que a atenção não deve ficar restrita ao equipamento.

“Antes da troca do chuveiro, você precisa se preocupar muito com a fiação, essa parte de proteção elétrica, o disjuntor, principalmente, porque não adianta você comprar um chuveiro muito potente e não ter uma fiação preparada, um disjuntor preparado também, que pode acabar dando dor de cabeça futuramente”, disse.

No mercado existem diferentes modelos de chuveiro. Soares indica o eletrônico. “Você tem uma regulagem fácil pela haste, e não tem que ficar abrindo e fechando o registro toda hora para poder reaquecer a resistência. É onde tem muito pico de energia também, nesse tipo de manobra. Você quer trocar a temperatura, mas ele acaba esfriando e acaba consumindo mais na hora de aquecer”.

Além disso, os especialistas fazem outra recomendação para a economia de energia na hora de utilizar o chuveiro elétrico, como:

  • evitar banhos longos. O ideal é que o tempo seja de cinco a oito minutos;
  • não fazer a barba, escovar os dentes ou se depilar debaixo do chuveiro;
  • ao ensaboar-se ou lavar os cabelos, desligue o chuveiro;
  • sempre que possível, mantenha o chuveiro na chave “verão”. O consumo de energia é cerca de 30% menor do que na posição “inverno”.

12 dicas para gastar menos luz

  1. Evite tomar banho no horário mais frio, no caso do uso do chuveiro elétrico, para poder usar uma potência menor.
  2. Não coloque panelas e outros recipientes com alimentos quentes dentro da geladeira, pois isso aumenta o gasto do eletrodoméstico.
  3. Também não pode colocar roupas para secar atrás da geladeira.
  4. Lave grandes quantidades de roupas de uma só vez na máquina de lavar, evitando ligar o equipamento várias vezes. Ela consome mensalmente 36kWh se for usada duas vezes na semana.
  5. Tente reduzir o uso da secadora. O aparelho consome entre 80 a 100 kWh por mês, quando utilizado uma vez por dia.
  6. Na hora de passar roupa, reúna várias peças quando ligar o ferro e comece pelos tecidos que não necessitam do ferro tão quente. Quando ligado por 1 hora durante 12 dias, o ferro pode representar gasto de 12 a 20 kWh no fim do mês.
  7. Aquecedores de ambientes podem consumir até 160 kWh, considerando todo o mês.
  8. Use o máximo possível a iluminação natural, deixando cortinas e persianas abertas.
  9. Substitua lâmpadas incandescentes por outras de LED, que consomem menos energia.
  10. Quando for trocar algum eletrodoméstico em casa, prefira os que tenham selo de eficiência energética A Inmetro/Procel.
  11. Não deixe equipamentos sem uso ligados à tomada, como carregadores de celular e micro-ondas, por exemplo.
  12. Fios desencapados ou expostos também contribuem para a conta de luz mais cara, além de representar um risco de acidente. Substitua-os assim que puder.

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia