Geral

Argentina recebe apoio da China para se juntar aos Brics

Circuito MS

16:28 08/07/2022

A Argentina informou na última quinta-feira (7) que recebeu o apoio da China para integrar o grupo Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A decisão foi formalizada durante reunião realizada em Bali, à margem do G20, entre os ministros das Relações Exteriores da Argentina, Santiago Cafiero, e da China, Wang Yi.

Segundo o governo argentino, Cafiero e Wang analisaram os temas mais importantes da agenda bilateral durante sua reunião, a fim de aprofundar a política de “associação estratégica integral” que une os dois países.

Os chanceleres concordaram em dar um novo impulso ao trabalho conjunto de alto nível, no marco do atual “Ano da Amizade e Cooperação entre Argentina e China” pelo 50º aniversário das relações diplomáticas, inaugurado pelos presidentes Alberto Fernández e Xi Jinping, que se reuniram em fevereiro em Pequim.

“Wang Yi confirmou formalmente o apoio de seu país à adesão da Argentina ao grupo Brics em linha com o que foi acordado entre os líderes do grupo, e nesse sentido destacou a participação do presidente Fernández na Cúpula de líderes do grupo em 24 de junho”, explicou o Ministério das Relações Exteriores da Argentina. A China é atualmente o segundo maior parceiro comercial e segundo destino das exportações argentinas. De acordo com a pasta, se a Argentina aderir ao grupo, “fortaleceria e ampliaria sua voz em defesa dos interesses do mundo em desenvolvimento”.

Via ANSA

Comente esta notícia