Estoque de leite da Santa Casa e HU estão baixos e hospitais pedem doações
15:23 12/07/2022
Primeiros seis meses de vida do bebê devem ser exclusivos à amamentação
O estoque de leite materno da Santa Casa de Campo Grande e do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HU-UFMS) está baixo, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS).
Com isso, os hospitais precisam de doações imediatamente. Mães aptas a amamentarem podem doar leite no Banco de Leite Humano da Santa Casa, localizado na Rua Eduardo Santos Pereira, número 88, centro ou no Banco de leite do HU, que fica na avenida Senador Filinto Muller, 355, vila Ipiranga.
De acordo com a Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o leite materno é o melhor alimento que um bebê pode ter.
O leite da mãe nutre, alimenta, fortalece e sustenta o bebê. A criança recebe nutrientes e hidratação necessária através da amamentação.
A amamentação auxilia no desenvolvimento físico, mental, cognitivo e emocional da criança.
Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome, contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e promove vínculo entre a mãe e bebê.
É indicado que mães amamentem seus filhos até dois anos de idade, sendo os primeiros seis meses de vida exclusivos à amamentação. Águas, sucos, chás e alimentos não são indicados para bebês até o sexto mês de vida.
Além disso, mães vacinadas contra Covid-19 transmitem anticorpos do vírus SARS-CoV-2 para seus bebês por meio da amamentação.
A vacinação contra Covid-19 não é autorizada para recém-nascidos, bebês e crianças de 0 a 4 anos, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Mas meninos e meninas podem ser parcialmente imunizados por meio do leite materno da mulher que já tomou a vacina.
Segundo o médico e ex-secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o leite da mulher vacinada contra Covid-19 é benéfico para a criança.
“Protege o bebê porque a transmissão se dá via leite materno com alta transmissão dos anticorpos que a mãe produz após tomar a vacina. Isso faz com que o sistema imunológico do bebê seja ativado contra o vírus”, explicou Resende em março de 2022.
“Agosto dourado” é o mês de conscientização e incentivo sobre aleitamento materno. Mato Grosso do Sul, por meio da SES, prioriza o aleitamento materno exclusivo.
A amamentação é um direito da mãe e da criança garantido por lei, de acordo com o artigo 9º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Mães tem direito de amamentarem seus filhos, inclusive as privadas de liberdade. No trabalho ou em casa, também têm direito de amamentar.
Via Correio do Estado MS
Comente esta notícia
compartilhar