Governo do Estado vai lançar edital de concessão de R$ 80 milhões para uso de energia solar
17:33 29/07/2022
Será por meio de uma parceria público-privada com validade de 30 anos e finalidade de diminuir custos em 30% em toda a máquina estatal
O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, informou – na última quinta-feira (28) – que o Estado já fez a primeira audiência pública com a objetivo de fazer uma parceria público-privada, para investir em uma estrutura de energia solar em todos os órgãos.
De acordo com Verruck, o governo do Estado prepara um edital de concessão – no valor de R$ 80 milhões – para ser investido em placas fotovoltaicas pelos próximos 30 anos.
Verruck disse, ainda, que o Estado terá uma economia de 30% nos custos energéticos. “
A melhor parte será a obrigatoriedade de certificar o crédito de carbono. Seremos um Estado ainda mais voltado para sustentabilidade”, avaliou Verruck.
Participante de todas as reuniões relacionadas ao Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), Jaime Verruck destacou que é crescente a demanda pelos equipamentos para a instalação da energia solar.
Ele enfatizou que o Estado zerou as alíquotas de importação destes equipamentos e utensílios, justamente para agilizar a instalação e uso da energia solar.
Segundo Verruck, estes estímulos vão continuar até o fim deste ano.
Isso porque, para 2023, novas regras – do governo federal – vão entrar em vigor. Uma delas será a cobrança de impostos.
Verruck aproveitou a ocasião para mencionar que o projeto Ilumina Pantanal – que leva energia solar a populações isoladas no Estado – teve a segunda fase finalizada.
Na primeira, foram beneficiadas 2.136 pessoas que até então não tinham energia e, na segunda, outras 900 – totalizando 3.036.
Via Correio do Estado MS
Comente esta notícia
compartilhar