Santa Casa divulga perfil dos pacientes atendidos no Pronto-socorro
16:10 14/08/2022
O hospital Santa Casa de Campo Grande divulgou pesquisa realizada no mês de junho para identificar o perfil dos pacientes que estiveram internados na Unidade de Decisão Clínica Crítica Adulto da unidade hospitalar.
Casos de Infarto Agudo do Miocárdio é quem liderou o ranking, tanto para homens quanto para as mulheres, e só no mês de junho foram 105 casos, sendo 59 do sexo masculino e 46 femininos, todos na faixa etária acima de 40 anos.
De acordo com a Santa Casa, o objetivo do levantamento é de implementar uma estratégia de cuidado especializado e com promoção da assistência segura e de qualidade.
A pesquisa foi realizada por iniciativa do coordenador médico do Pronto-socorro, Marcos Marinelli Bonilha, juntamente com a equipe da Enfermagem. A enfermeira analista, Iara Santos Lima, responsável pelo monitoramento das informações levantadas destacou que, “com a identificação do nosso público, podemos tomar decisão estratégica visando melhorias no atendimento prestado à população e promover uma assistência segura”, disse.
Durante o mês, a pesquisa revelou que 623 pacientes passaram pela Unidade para algum tipo de atendimento e a ênfase se deu às faixas etárias de 50 anos até 79 anos, em que, desse montante, 143 pessoas eram mulheres e 261 homens. A intenção do levantamento é verificar as principais causas de internação junto ao serviço de pronto-atendimento e traçar o perfil epidemiológico dos pacientes que seguirão em tratamento.
Os principais motivos que levaram a entrada dos pacientes do sexo masculino na Urgência e Emergência do hospital, foram: Infarto Agudo do Miocárdio, Agressão Física, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Dor Torácica, Politrauma Grave, aqueles casos onde se há mais que uma fratura, e Traumatismo Crânio Encefálico (TCE). Já o público do sexo feminino, foram: Infarto Agudo do Miocárdio, AVC, Dor Torácica, e Politrauma.
Casos de Infarto Agudo do Miocárdio é quem liderou o ranking, tanto para homens quanto para as mulheres, e só no mês de junho foram 105 casos, sendo 59 do sexo masculino e 46 femininos, todos na faixa etária acima de 40 anos. “E não podemos deixar de destacar os pacientes que deram entrada com o Código de Identificação de Doença (CID) para Dor Torácica, que é um dos sintomas mais comuns para o infarto, onde dos 623 pacientes, houveram 58 casos”, frisou nota da Santa Casa.
Confira mais alguns resultados da pesquisa:
O hospital ainda informou que neste mês de agosto está sendo feita pesquisa para a Unidade de Decisão Clínica Não Crítica Adulto.
Via Enfoque MS
Comente esta notícia
compartilhar