Campo Grande

Vacina contra tuberculose será aplicada em Campo Grande a partir de segunda (12)

Circuito MS

14:20 11/09/2022

A vacina BCG será oferecida para recém nascidos com até seis meses nas unidades de saúde

A partir da próxima segunda-feira (12), a aplicação da vacina BCG, que protege contra a tuberculose e é uma das primeiras a serem ministradas nas crianças, terá um novo cronograma, sendo feita apenas no período da manhã, em Campo Grande. A elaboração deste calendário visa evitar o desperdício, uma vez que o frasco possui várias doses e possui uma curta durabilidade.

São, ao todo, oito pontos de vacinação distribuídos nas sete regiões da cidade e que se alternam para a aplicação do imunizante durante a semana. Com exceção da quinta-feira, todos os dias possuem duas unidades de saúde vacinando das 7h30 às 11h.

Na segunda-feira o imunizante é aplicado na USF Caiçara e na Clínica Escola da UFMS, na terça-feira (13) é possível encontra-lo na USF Aero Rancho e Clínica da Família Iracy Coelho, na quarta (14) a aplicação acontece na UBS 26 de Agosto e USF Cidade Morena, na quinta-feira (15) a dose é ministrada na USF Nova Bahia e na sexta-feira (16) a vacinação é feita na USF Coronel Antonino e novamente na Clínica Escola.

Tuberculose

Principal forma de prevenção à tuberculose, a vacina BCG pode evitar, além da forma pulmonar, a infecção provocada pela bactéria nos ossos, rins e meninges. A transmissão é feita através de gotículas de saliva na garganta, ou seja, durante a fala ou tosse, assim, mesmo sem apresentar sintomas, pessoas contaminadas podem disseminar o agente contaminante.

Os sintomas da tuberculose ativa do pulmão são tosse prolongada, quando superam as três semanas já se torna um sinal de alerta, às vezes com expectoração e sangue, falta de ar, dores no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suores, principalmente ao final do dia.

Para prevenir a tuberculose é necessário vacinar todas as crianças, a partir do nascimento até os 4 anos de idade. A vacina, em dose única, é oferecida, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde.

Via Enfoque MS

Comente esta notícia