curiosidades

Lizzo “faz história” ao tocar flauta de 200 anos de ex-presidente dos EUA

Circuito MS

14:11 29/09/2022

A cantora tocou cuidadosamente o delicado instrumento, que foi enviado como presente para James Madison em 1813 pelo fabricante de flauta francês Claude Laurent

Sempre pioneira, Lizzo riscou outra primeira vez durante a passagem de sua turnê em Washington, DC, tocando uma flauta de cristal de aproximadamente 200 anos que pertencia a um ex-presidente dos Estados Unidos.

A cantora e flautista de “About Damn Time” tocou cuidadosamente o delicado instrumento, que foi enviado como presente para James Madison em 1813 pelo fabricante de flauta francês Claude Laurent.

A Biblioteca do Congresso manteve a flauta em seu cofre por décadas antes de permitir que Lizzo a tocasse no palco.

Em imagens compartilhadas pelos espectadores, Lizzo manuseou a flauta com entusiasmo e delicadeza sob a cuidadosa vigilância da equipe da Biblioteca e da Polícia do Capitólio. Ela brevemente compartilhou a história da flauta com seu público e disse que ela foi “a primeira pessoa a tocá-la”.

Ela tocou uma nota na flauta de cristal, fazendo uma pausa animada, de acordo com um vídeo que Lizzo compartilhou nas mídias sociais. Então, ela soprou mais algumas notas trêmulas, cautelosamente dançando enquanto tocava, como é sua assinatura.

Depois de alguns segundos, ela segurou a flauta no ar, vitoriosa, e cuidadosamente a devolveu ao cajado que esperava a poucos metros de distância.

“Eu apenas rebolei e toquei a flauta de cristal de James Madison dos anos 1800”, disse ela incrédula. “Acabamos de fazer história esta noite!”

Lizzo então agradeceu à biblioteca por “preservar nossa história” e lembrou a seus fãs que “a história é muito legal”.

No início desta semana, a Biblioteca do Congresso convidou Lizzo para visitar sua coleção de 1.700 flautas, a maior do mundo, segundo a Biblioteca.

Ela cuidadosamente tocou a flauta antes de “fazer uma serenata para funcionários e alguns pesquisadores” com um sopro de madeira “mais prático”, disse a Biblioteca.

Lizzo perguntou à Biblioteca se ela poderia tocar a famosa flauta por alguns momentos durante seu show em Washington, e a Biblioteca concordou, embora tenha enviado a Polícia do Capitólio e vários outros funcionários encarregados da segurança junto com a flauta para garantir sua segurança.

A recente vencedora do Emmy toca flauta regularmente durante seus shows e experimentou outras flautas raras e valiosas, incluindo um instrumento de ouro 18k.

Origem da flauta

A flauta é excepcionalmente rara: a Biblioteca do Congresso tem 20 flautas feitas por Laurent em seu cofre, mas apenas uma das duas é feita de cristal, de acordo com a Biblioteca. A flauta feita sob medida de Madison continha uma junta de prata, gravada com seu nome.

Mas sua jornada até a coleção da Biblioteca foi tortuosa e levou mais de 100 anos. A flauta pode ter sido salva pela primeira-dama Dolley Madison durante o incêndio na Casa Branca em 1814, disse a Biblioteca. Ele foi para a posse do filho de Dolley Madison de seu primeiro casamento, John Payne Todd, que o legou ao Dr. Cornelius Boyle, de Washington.

Os descendentes de Boyle permitiram que a flauta fosse exibida em 1903 no Museu Nacional dos Estados Unidos, uma parte original da Smithsonian Institution, até que Dayton C. Miller, outro médico e entusiasta da flauta, a comprou.

Mais tarde, ele doou a flauta de cristal, juntamente com 1.700 instrumentos, para a Biblioteca em 1941, onde a flauta permaneceu até sua estreia nos palcos com Lizzo.

Via CNN Brasil

Comente esta notícia