Observe o céu: Lua Cheia do Caçador poderá ser vista de MS neste domingo
9:22 09/10/2022
Neste domingo (9) acontece uma das mais belas luas cheias do ano, a Lua Cheia do Caçador e, caso o tempo favoreça, poderá ser vista em todo Mato Grosso do Sul. No sábado (8), júpiter podia ser visto alinhado com a lua, que acontece após a Lua da Colheita.
O site Stark Walk Space explica que o nome é dado porque a Lua da Colheita é a lua cheia mais próxima do equinócio de outono, instante em que o Sol, em sua órbita aparente, cruza o equador celeste, que ocorre em setembro no Hemisfério Norte e em março no Hemisfério Sul.
Isso significa que ela pode ocorrer em outubro ou em novembro no Hemisfério Sul – em abril ou em maio. Tradicionalmente, os agricultores terminavam as colheitas sob a Lua da Colheita. Na Lua do Caçador, os campos ficam limpos, o que permite que caçadores vejam animais rondando.
Como observar?
Ao leste, a lua nascerá por volta das 17h40 em Mato Grosso do Sul, período em que o sol se opõe no horizonte oposto. Em uma espaço alto e sem obstáculos, os dos fenômenos poderão ser vistos simultaneamente.
Caso tenha dificuldades, sites ou aplicativos de astronomia poderão facilitar, como o Skywalk, Sky Safari, ou o app Planetas, que indicam a posição exata do satélite.
Alinhada com júpiter
No sábado (8), o planeta júpiter podia ser visto alinhado com a lua e visto a olho nu no Estado, um dia antes da Lua Cheia, Júpiter passou por 2°6′ do nosso satélite natural. Ainda conforme a Stark Walk, o planeta estava brilhando perto da Lua a uma magnitude de -2,9.
A próxima conjunção com a lua será com Urano, no dia 12 de outubro, à 06:11 GMT, o que corresponde às 2h11 em Mato Grosso do Sul. A Lua e Urano passarão dentro de 42’12″ um do outro.
Às 2 da manhã, horário local, o planeta estará no ponto mais alto acima do horizonte. Localize-o perto da Lua na constelação de Áries.
Observadores de estrelas de partes da América do Norte e do Sul também podem ver a Lua passando na frente de Urano. O evento é chamado de ocultação lunar e é difícil de ser detectado: a maior parte do mundo só verá a conjunção.
Via Midiamax
Comente esta notícia
compartilhar