“Observamos as descobertas da FIA de ‘pequenas violações de gastos excessivos dos regulamentos financeiros’ com surpresa e decepção”, disse a Red Bull em comunicado no início deste mês.
“Nossa submissão de 2021 ficou abaixo do limite de custo, então precisamos revisar cuidadosamente as descobertas da FIA, pois acreditamos que os custos relevantes estão abaixo do limite de custo de 2021”, acrescentou o comunicado.
A FIA ainda não anunciou como a Red Bull será penalizada por violar o limite de custos.
O alto nível de Verstappen
Dada a facilidade com que Verstappen conquistou o título e a diferença cada vez maior entre a Red Bull e seus rivais, talvez a questão mais pertinente daqui para frente não seja se a equipe liderada por Christian Horner pode vencer o campeonato de pilotos novamente em 2023, mas como muitos eles podem ganhar em uma fileira?
“Acho que, se você me perguntasse no ano passado depois daquela batalha realmente acirrada com a Mercedes, eu teria dito que seria um pouco mais desafiador fazer o tipo de corrida que a Mercedes fez”, Lawrence Barretto, correspondente e apresentador para a F1.
“Mas a Red Bull não apenas fez o melhor com os novos regulamentos, mas eles parecem ter um piloto em Max que está pilotando em um nível que eu não via desde Lewis Hamilton.
“Acho que Max está pilotando em um nível tão alto agora que, sim, acho que ele provavelmente poderia não apenas dominar esta era da Fórmula 1 – até 2026, quando os regulamentos mudarão novamente – mas possivelmente além disso, porque ele tem apenas 25 anos e ele pode continuar se quiser por 15, 16 anos.”
“Enquanto ele estiver vencendo, não acho que ele vá a lugar algum, e Red Bull e Max estão apenas tomando decisões tão boas no momento e tudo está funcionando operacionalmente tão bem que acho que podemos ver um período dominante, se não mais dominante do que a Mercedes.”
No entanto, tanto a Red Bull quanto a Mercedes sabem com que rapidez as coisas podem mudar na F1.
Depois de vencer os campeonatos de pilotos e construtores por quatro anos consecutivos entre 2010 e 2013, a Red Bull não teve sucesso novamente até Verstappen vencer o campeonato de pilotos em circunstâncias dramáticas e controversas na última volta da temporada de 2021.
Apesar de perder o campeonato de pilotos, a Mercedes ainda conquistou o oitavo campeonato consecutivo de construtores na última temporada, mas a equipe viu uma queda alarmante para seus rivais em ambos os campeonatos em 2022.
A Mercedes não conseguiu vencer uma corrida durante toda a temporada e a contagem atual de 180 pontos de Hamilton é menos da metade da de Verstappen.
“Acho que o positivo para a Mercedes é que, se você olhar para onde eles começaram no início da temporada e onde estão agora, eles fizeram grandes ganhos em termos de desempenho final”, explica Barretto.
“Então, obviamente, eles ainda não estão no mesmo nível da Red Bull e da Ferrari, mas mostraram que, uma vez que têm um problema e o entendem, podem curá-lo, obter alguns ganhos e obter tempo de volta.”
O surgimento de Verstappen como um desafiante – e depois sucessor – à coroa de Hamilton foi, sem dúvida, um dos maiores fatores que contribuíram para a mudança de poder no topo do esporte.
Com os dois pilotos sendo ousados e implacáveis e apoiados por equipes com pouco amor um pelo outro, a última temporada deu aos fãs o tipo de corrida pelo título que eles ansiavam desde que Rosberg derrotou o companheiro de equipe da Mercedes Hamilton ao título em 2016.
Tendo acabado de completar 25 anos, o pico de Verstappen provavelmente ainda está à sua frente, enquanto aos 37 anos é razoável questionar – como aconteceu algumas vezes nesta temporada – se os melhores anos de Hamilton como piloto estão atrás dele.
“Não acho que Lewis Hamilton tenha piorado, acho que ele se deparou com um carro tão difícil de pilotar que ele não está acostumado a isso”, diz Barretto. “2013 foi provavelmente o último ano em que ele teve um carro com o qual não podia competir na frente.”
“Ele também foi o piloto que teve as configurações mais dramáticas e arriscadas no início do ano, enquanto tentavam entender o que havia de errado com o carro.
“Não acho que Lewis seja mais lento do que tem sido. Se ele tivesse o carro para vencer, acho que estaria lutando pelo título mundial este ano.”
“Houve corridas suficientes este ano em que o vimos entregar o tipo de voltas de qualificação ou o desempenho de corrida para sugerir que ele ainda tem – é o carro que tem sido o maior problema.”
Via CNN Brasil
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