Interior

Da etnia terena, Gringo é o 1º indígena eleito presidente da Câmara dos Vereadores de Sidrolândia

Circuito MS

15:29 01/12/2022

O agora presidente da Câmara, que assume a presidência no início de 2023 e segue lá até 2024, venceu o vereador Cledinaldo Cotócio, do Podemos

O vereador indígena Otacir Pereira Figueiredo, do PP, conhecido como Gringo, venceu a eleição e tornou-se na manhã desta quinta-feira (1), o presidente da Câmara Municipal de Sidrolândia, cidade octagenária, distante 73 quilômetros de Campo Grande.

É o primeiro indígena a assumir o comando do legislativo municipal da região, cuja população beira a casa dos 60 mil habitantes.

Gringo tem 38 anos de idade cumpre o segundo mandato de vereador, é servidor concursado da área de saúde e pedagogo. Ele mora numa aldeia situada aos arredores da cidade, que abriga indígenas terena.

O agora presidente da Câmara, que assume a presidência no início de 2023 e segue lá até 2024, venceu o vereador Cledinaldo Cotócio, do Podemos.

Para conquistar o legislativo, Gringo atraiu legendas teoricamente adversárias políticas do seu PP: a vereadora Cristina Fiuza, do MDB, elegeu-se vice-presidente; Eliel Vaz, do PSB, virou primeiro-secretário e Ademir Gabardo, do PSDB, o segundo secretário.

Gringo era o líder da prefeita Vanda Cristina Camilo, também do PP, na Câmara de Sidrolândia, integrada por 15 vereadores.

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia