PM lança Operação ‘Boas Festas’ com novidade de batalhão virtual entre mil homens para policiamento
17:38 05/12/2022
A tradicional Operação ‘Boas Festas’ da Segurança Pública em Campo Grande, bem como em municípios de Mato Grosso do Sul, foi aberta/lançada na manhã desta segunda-feira (5), na Capital
A ação, no decorrer de próximo um mês, visa ampliar e garantir maior segurança de todos durante as compras para festas de fim de ano, em especial o Natal, tanto do consumidor quanto do lojista. A PM-MS (Polícia Militar de MS), apresentou publicamente na Praça do Rádio, o policiamento que, somente na Capital, deve ter 1 mil policiais sendo empregados, para compor demandas de todas as áreas comerciais da área urbana do município. Bem como, a ‘Boas Festas’, chega com a novidade da criação de um batalhão virtual (veja abaixo), dentro do CPM (Comando do Policiamento Metropolitano de CG).
Assim, seja no grande centro e adjacências, bem como nos corredores comerciais de todos os bairros das sete regiões urbanas da Capital. se prevê um reforço significativo no patrulhamento das ruas e avenidas e principais pontos comerciais, como também de todo o Estado ao longo das próximas semanas. De acordo com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) este reforço do policiamento visa dar mais conforto para a população que costuma ir às compras Natalinas e também viajar na celebração do Ano Novo. “Por conta disso, e também da entrada do 13º salário, o volume de dinheiro circulando no comércio é maior e demanda uma maior mobilização e atenção por parte das forças de segurança para impedir eventuais crimes”, aponta.
O comandante do CPM-CG, coronel Emerson Almeida, explica o funcionamento da Operação e a novidade do ‘Batalhão Virtual’. “Na Praça do Rádio foi apresentado o policiamento em especial para Campo Grande, onde, teremos em torno de 1000 policias sendo empregados neste mês de fim de ano em CG. Serão agentes do CPM, comandos especializados, e mais, que deste total, 200 irão compor um batalhão virtual, criado este ano no âmbito do CPM, para atender todas as demandas das áreas comerciais da Capital, seja a Central ou corredores dos bairros. Estaremos presente dentro do horário especial do comércio até as 22 horas, de 03 de dezembro a 09 de janeiro, que é período da Operação, com 200 PMS virtuais criados, além do policialmente ordinário que já atende pelo 190 ou faz ações especiais no dia-a-dia”, aponta o cel. Almeida.
Almeida detalha ou ressalta que todos os setores da PM, foram designados e farão atuações em todas as áreas. “Como o já citado policiamento ostensivo e preventivo, dito normal diário, haverá ações de Trânsito, em fiscalizações reforçadas para prevenir e coibir acidentes, diminuir lesões e mortes pelas ruas da Capital, bem como o apoio de prontidão Comando de Policiamento especializado, por meio do Batalhão de operações especiais, o Choque, a polícia montada que é a cavalaria, a PMA (Policia Militar Ambiental), para dar suporte ao CPM-CG nas ações dentro da cidade pela operação ‘Boas Festas’, em toda dinâmica com PMs motorizados, para reforçar e fortalecer a Segurança Pública neste período principal”, explica o comandante.
Acima de tudo a prevenção
“Lembrando que todo policiamento será motorizado, cada equipe terá uma área de cobertura especifica para atuar até 09 de janeiro. Então cada equipe sabendo de sua cobertura, montada e motorizada conseguiremos atender toda Campo Grande durante este um mês ininterrupto de ações”, completou Almeida ao mostrar que exatamente por conta do cenário modificado no fim de ano, há a Operação Boas Festas, com foco na prevenção de delitos e a redução dos índices criminais, aumento da segurança e bem estar da população.
De acordo com o planejamento da PMMS, em Campo Grande todos os bairros receberão reforço por meio das rondas ostensivas, ações educativas e preventivas, baseadas na filosofia de polícia comunitária. Também será reforçado o patrulhamento nos centros comerciais e locais de maior circulação, como terminais e praças.
Também no interior de MS
Já no interior do Estado, os Comandos de Policiamento de Área (CPA’s) disponibilizarão o reforço no policiamento, com foco nos centros comerciais e locais com maior circulação de pessoas.
Serão empregadas na operação todas as Unidades Especializadas da PMMS, a exemplo do Batalhão de Polícia Militar de Choque, BOPE, Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, Batalhão de Trânsito, Esquadrão de Cavalaria e até o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, que estarão proporcionando segurança e atendimento à sociedade.
O que é e como funcionará o Batalhão Virtual
O batalhão virtual é uma unidade criada especificamente para atender a Operação Boas Festas, onde todas as unidades da capital encaminham as necessidades de policiamento na área comercial, bancaria e gastronômica e a equipe do Batalhão virtual faz planejamento e execução do policiamento.
Em outras palavras, o efetivo de 200 policiais ficam a disposição do Comando de Policiamento Metropolitano, onde são empregadios de acordo com as demanda.
Já as unidades existentes em Campo Grande seguem com as equipes do policiamento ordinário e com operações espeficicas em suas áreas de atuação.
Via Enfoque MS
Comente esta notícia
compartilhar