Geral

Após dias úmidos e abafados, clima fica quente e seco em MS

Circuito MS

13:25 14/12/2022

Teremos o avanço do sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo quente e seco, principalmente no sul do estado

Informações levantadas pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do estado do Mato Grosso do Sul (Cemtec) indicam que hoje é último dia de chuvas da semana e, que a partir de quinta (15), teremos o avanço do sistema de alta pressão atmosférica que favorece
o tempo quente e seco, principalmente no sul do estado.

Nos últimos dias, o Estado registrou chuvas de intensidade fraca a moderada, com eventuais pancadas de chuva forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Porém, segundo o Cemtec, a partir de amanhã,  ventos do quadrante norte elevam a sensação de calor durante esta semana.

Na quinta-feira (15), após a passagem de uma frente fria oceânica, o avanço do sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo quente e seco, principalmente no sul do Estado.

Porém, no restante do Estado não se descartam pancadas de chuvas isoladas devido ao aquecimento diurno.

Mais especificamente, são esperadas temperaturas mínimas entre 19/20°C e máximas de até 31°C na região sul do estado.

Na região norte, mínimas entre 21/24°C e máximas de até 35°C. Já em Campo Grande, mínima de 21°C e máxima de 31°C.

Instabilidades

Ainda de acordo com o Cemtec, essas instabilidades atmosféricas ocorrem devido ao avanço de uma frente fria oceânica, aliado ao transporte de calor e umidade vindo da Amazônia e atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai.

A circulação dos ventos em altos níveis da atmosfera, a Alta da Bolívia, também favorece a formação de instabilidades atmosféricas, contribuindo para formação de nuvens e chuvas.

Avisos

Ainda hoje, o Instituto Nacional de Meteorologia publicou um alerta de perigo para chuvas intensas em quase todo o Estado.

Tais chuvas devem ser as últimas antes da chegada dos dias mais quentes e secos, conforme aponta previsão.

Via Correio do Estado MS

Comente esta notícia