Campo Grande

Oficinas na Biblioteca Isaías Paim e no Museu de Arte Contemporânea agitam o verão da garotada

Circuito MS

13:19 20/12/2022

Oficinas de férias na Biblioteca Isaías Paim e no Museu de Arte Contemporânea agitam o verão da garotada; as aulas envolvendo tradições culturais, expressões artísticas e reciclagem de materiais já começaram e seguem até janeiro com outras práticas

As férias já começaram, você não sabe o que fazer com a garotada e ainda tem dois meses de ócio infantil pela frente para encarar?

Veja o que anda acontecendo em dois importantes espaços culturais da Capital – a Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim e o Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco).

Na manhã de sexta-feira (16), a biblioteca – que, assim como o museu, integra a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) – foi mais uma vez ocupada pelo calor humano das crianças. Muita animação, risadas, atividades artísticas, lúdicas e culturais fizeram parte do primeiro dia das oficinas de férias.

PEIXE E PAPAI NOEL

A pedagoga Rosanne Dichoff Kasai ministrou a oficina “O Menino Pantaneiro”.

“É um livro que eu escrevi há muito tempo, em 2008, quando fiz parte de um grupo de pesquisa sobre Psicologia e Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul [UFMS]. Foi uma contação de histórias sobre o Pantanal, e nessa contação de histórias falei muito de peixe”, diz a pedagoga.

“E falei de todos os peixes para eles, que eles poderiam desenhar o peixe da forma que quisessem, com pintura a guache. E olha, a minha surpresa foi maravilhosa, porque eles fizeram vários tipos de peixes e muitos até fizeram muito bem feitos mesmo, pela idade que têm”, avalia Rosanne.

Também pedagoga, Cristiana Batista da Silva trabalha na Escola Municipal de Educação Infantil Lafayete Câmara de Oliveira. Ela ministrou a oficina de decoração de Natal com material reciclável.

“Como nós estamos próximos do Natal, para uma oficina de fim de ano, eu pensei em um tema natalino. Nós fizemos um Papai Noel em um rolinho de papel higiênico, utilizando material reciclável”, conta.

“Essa oficina é importante porque as crianças voltam a socializar, eles continuam o processo socializador, continuam se ocupando, o tempo ocioso é menor. Para os pais é interessante também, porque os pais não estão de férias, e é importante para os filhos continuarem em contato com crianças com idade próxima e conhecerem crianças novas”.

CARNATECA

A tímida mas alegre Amanda Gabriele Martins de Albuquerque, de 10 anos, que estuda no quinto ano do Ensino Fundamental, foi trazida pela tia.

“Eu adorei hoje, tem um monte de coisas que eu aprendi. Acho que foi terça-feira que vim aqui também. Hoje aprendi sobre peixe, eu desenhei aquele peixe grandão com um sorriso branco. Agora, estou fazendo um Papai Noel. Foi muito legal hoje”, resume.

A coordenadora da Biblioteca Isaías Paim, Eleuzina Crisanto de Lima, explica que o projeto Férias na Biblioteca é realizado em dois momentos, em julho e em dezembro, quando as crianças saem de férias.

A bibliotecária conta que será divulgada nos próximos dias a temporada de Carnaval, a “Carnateca”, com confecção de máscaras e aulas sobre a história da folia.

“O objetivo é promover a interação social e cultural dessas crianças, é tirá-los um pouco do notebook, do celular. Eles mesmos constroem o próprio brinquedo, constroem a tela. Nós tivemos uma oficina de pintura no sábado, na sexta-feira tivemos uma oficina de releitura das obras da Lídia Baís, tivemos também uma oficina em que eles confeccionaram enfeites de Natal”, detalha Eleuzina.

INCENTIVO À LEITURA

“Essas oficinas, todas elas, são de incentivo à leitura, porque eles estão ocupando um espaço que é o ‘castelo do saber’, que é a biblioteca, que é o ‘castelo do conhecimento’. E aí a gente agrega a arte, o conhecimento e o lúdico. Então, é muito bacana essa interação das crianças sem celular, sem notebook”, reforça a bibliotecária.

As oficinas de sábado foram de pintura em tela, com a professora Carla Valiente Millani, e oficina com garrafa pet, com a professora Rebeca Fabbro Cunha.

A participação nas oficinas, que são realizadas sempre pela manhã, é gratuita. Mais informações pelo telefone (67) 3316-9161. A Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim está localizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 559, Centro.

OFICINAS DE HQ

No Marco, as duas próximas oficinas, no mês de janeiro, serão dedicadas ao universo das HQs, com foco tanto nas crianças quanto nos adolescentes. Uma é a oficina de histórias em quadrinhos, e a outra de criação de personagens para quadrinhos e ilustração.

Ambas já estão com inscrições abertas e serão ministradas pelo artista visual Fred Hildebrand.

A oficina de criação de personagens para quadrinhos e ilustração, para crianças a partir de 10 anos, ocorre no período de 10 a 12 de janeiro, das 14h às 16h.

O objetivo é trabalhar o conceito para a criação do visual de personagens para quadrinhos e ilustração. O aluno poderá aprender sobre formas e conceitos básicos de personagens já existentes.

Em seguida, será mobilizado para “pensar a essência de uma pequena história” para a criação de um personagem e, a partir disso, construir seu visual.

Conforme o programa, as etapas da oficina são: conceito para personagem; pesquisa de referências; produção de um personagem do começo ao fim. São apenas 10 vagas e as inscrições custam R$ 100.

A segunda oficina, de histórias em quadrinhos, ocorre de 17 a 20 de janeiro, das 14h às 16h30min, também para crianças e jovens a partir de 10 anos.

O objetivo é trabalhar conceitos envolvidos no processo de criação de uma HQ, passando por todas as etapas, desde a ideia até o desenho, abrangendo a narrativa para quadrinhos e as diversas formas de usá-la.

Ao fim, o participante produzirá uma HQ de até três páginas.

O programa dessa oficina apresenta os seguintes tópicos: organização para criar uma história em quadrinhos; conceitos, trama e tema para a história; narrativa para quadrinhos; criação dos rascunhos; criação de uma história de uma até três páginas. São 10 vagas ao custo de R$ 150 por inscrição.

SPACESHIT

Fred Hildebrand é formado em Artes Visuais pela UFMS e trabalha profissionalmente com quadrinhos e ilustração desde 2008. É criador da webcomic “Spaceshit”, artista oficial da webcomic “Homem-Grilo”, e desenhista da HQ “Os Desviantes”, da editora carioca Universo Guará.

Hildebrand já trabalhou com HQs institucionais e com ilustração para jogos, livros e publicidade. Entre 2005 e 2008, ministrou oficinas de mangá também no Marco.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3326-7449. O Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul está localizado no Parque das Nações Indígenas, na Rua Antônio Maria Coelho, nº 6.000.

Correio do Estado MS

Comente esta notícia