Após tentativa de atentado, aeroporto de Brasília planeja reforçar segurança para posse de Lula
9:09 27/12/2022
Administração do terminal aéreo informa que também contará com ajuda dos órgãos de segurança pública do DF e da Polícia Federal
Após a tentativa de atentado a bomba no último sábado (24), o Aeroporto Internacional de Brasília informou nesta segunda-feira (26) que planeja reforçar ainda mais a segurança para a posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 1° de janeiro de 2023.
O aumento na segurança devido à cerimônia já estava programado, mas que, após a prisão em flagrante do gerente de postos de combustíveis George Washington de Oliveira Sousa, 54 anos, a administração do local prevê aumentar, na parte interna e na área externa do terminal, o efetivo que já estava destacado para intensificar a vigilância.
George Washington foi autuado por terrorismo por montar um artefato explosivo em um caminhão de combustível perto do aeroporto.
De acordo com a Inframérica, concessionária que administra o terminal de Brasília, o reforço terá apoio dos órgãos de segurança pública do Distrito Federal e da Polícia Federal. As vias próximas ao aeroporto também estarão com o efetivo ostensivo. A cerimônia de posse acontecerá uma semana após a tentativa de bomba na região.
Em depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal, George Washington disse que a intenção dele e do grupo com quem estava era provocar uma intervenção militar e a decretação de um estado de sítio para “impedir a instauração do comunismo no Brasil”.
A Inframérica informou que a estimativa é de grande circulação de pessoas no terminal e que cerca de 150 mil pessoas devem passar pelo terminal aéreo no período entre 30 de dezembro e 2 de janeiro. A concessionária acrescentou, em nota, que, além do reforço na segurança, o aeroporto conta com 1.500 câmeras de monitoramento por todo o sítio aeroportuário.
O vice-presidente da Inframerica, Juan Djedjeian, afirmou que está agindo de forma coordenada com as autoridades de segurança públicas locais e federais no policiamento do aeroporto.
“Esse trabalho conjunto entre a concessionária e a força policial é essencial para manter a segurança das operações”, complementou Djedjeian.
A concessionária também garantiu que as equipes do aeroporto estarão prontas para atender passageiros e autoridades e esclareceu que são esperados 1.050 pousos e decolagens na capital federal no final de semana da posse. Além dos voos comerciais, o aeroporto também se prepara para receber aviões executivos. Já as aeronaves de chefes de Estado e representantes diplomáticos serão recepcionadas pela Base Aérea de Brasília, comandada pela Força Aérea Brasileira (FAB).
A empresa orienta ainda que passageiros com voos previstos nas datas próximas à posse cheguem ao aeroporto de Brasília com duas horas de antecedência e reforça a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a obrigatoriedade do uso de máscara dentro das salas de embarque e nos aviões.
Via CNN Brasil
Comente esta notícia
compartilhar