Campo Grande

Infectados pela Covid-19 em Campo Grande terão programa de reabilitação para sequelas da doença

Circuito MS

10:51 31/12/2022

Sanção da lei foi publicada no edição extra do Diário Oficial da Capital na sexta-feira (30)

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota) sancionou o projeto de lei n°  6.986, que cria o Programa de Reabilitação da Covid-19 direcionado para pacientes que ficaram com sequelas da doença e precisam de acompanhamento médico.

De acordo com a proposta, o objetivo é auxiliar no processo de recuperação de pessoas que foram infectadas pelo vírus, principalmente aquelas que tiveram que passar por uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e necessitam de cuidados especiais.

Para isso, a lei também prevê a possibilidade da prefeitura promover parcerias com entidades públicas e privadas ligadas à área da saúde que possam contribuir para o desenvolvimento da reabilitação pós covid-19.

O programa também poderá ser desenvolvido com orientações médicas que o paciente possa desenvolver em casa e o acompanhamento poderá ser realizado à distância. Outras medidas também poderão ser disponibilizadas pela rede pública de saúde.

O serviço também pode ser oferecido por meio de divulgação dos meios de atendimento que estão à  disposição da população para combate e prevenção da Covid-19, bem como expandir a propagação dos cuidados e das medidas que o paciente pode adotar diariamente em casa.

Além disso, o sistema municipal de saúde ainda poderá oferecer assistência de pacientes com sequelas, oferecendo tratamentos que incluem fisioterapia respiratória e motora, fonoaudiologia, enfermagem, clínica médica, pneumologia, reumatologia, psicologia, psiquiatria e assistência social.

NÚMEROS

De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), divulgado no dia 27 de dezembro, Campo Grande está entre as cidades que mais registraram casos da doença nos últimos sete dias. Até então, eram 515 testes positivos apenas na Capital.

Campo Grande também é o município de MS que mais registrou mortes, conforme dados do boletim. As outras cidades foram Corumbá, Paranaíba, Dourados, Bodoquena, Coxim, Itaporã, Rio Brilhante e Camapuã.

Via Campo Grande News

Comente esta notícia